A horta do produtor Marcelo da Silva está de encher os olhos! Na chácara, em Buritis, tem alface, rúcula, couve, coentro, salsinha, cebolinha – tudo hidropônico. As verduras vão para supermercados, lanchonetes e restaurantes de Buritis. Marcelo trocou a vida de caminhoneiro para ser horticultor e o Sistema Faemg/Senar/Inaes o ajudou a progredir na atividade.
Marcelo ainda era caminhoneiro quando plantou a primeira sementinha de quiabo. “Quiabo é mais rústico, aguenta mais e, como eu vivia na estrada, optei por ele”. Mas, depois de quase dez anos viajando, Marcelo decidiu virar horticultor. “Comecei a plantar folhas e não teve mais como largar. Tem que se dedicar o tempo todo”.
No começo, Marcelo enfrentou dificuldades até que, em 2010, ele participou do curso de Hortas Caseiras, ministrado pelo instrutor Humberto Cavalari (in memoriam), pela parceria do Sistema Faemg/Senar/Inaes com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis. A partir de então, o negócio evoluiu. “Eu aprendi o que tem que fazer em cada momento, a identificar e a resolver os problemas. Sou muito grato por tudo isso. A satisfação de plantar e colher é enorme”.
“A capacitação foi fundamental para o Marcelo prosperar. Ele e a família são determinados e fizeram acontecer. Aproveito para homenagear o instrutor Humberto Cavalari que nos deixou grandes ensinamentos”, ressaltou a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, Ester Lopes.