Um livro que aborda a aproximação entre a psicanálise e o cinema já se encontra em livrarias uberlandenses desde o início do ano. A obra se chama “Psicanálise e Cinema – Em busca de uma aproximação” e o autor é de Moisés Fernandes Lemos, 58 anos, nascido em Iraí de Minas, residente em Uberlândia, e professor de Psicologia na graduação e mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Catalão (GO).
“Psicanálise e cinema surgiram na mesma época. Freud tinha resistência à essa aproximação, embora houvesse uma relação muito íntima entre as áreas de estudo. Neste livro eu tento discorrer sobre a relação entre os dois campos do saber”, salienta o escritor, que graduou em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e após o mestrado na UFU fez doutorado pela UFG, em Goiânia.
Moisés sempre foi apaixonado por cinema. Quando jovem, assistia filmes pela televisão e se interessava em saber mais sobre cada exibição cinematográfica. Ao mudar-se para Uberlândia conheceu o projeto “Pré-estreia”, veiculado nos cinemas da cidade. “Foi quando passei a conhecer mais o trabalho dos grandes diretores e, assim, acabei unindo as duas paixões: Psicanálise e Cinema”, frisa.
De acordo com Moisés, o projeto teve uma importância muito grande para os apaixonados por Cinema, principalmente por abrir o debate entre os presentes após a exibição dos filmes, geralmente os que eram fora do circuito comercial. Assim que se graduou em Psicologia e depois obteve formação em Psicanálise, o escritor decidiu aprofundar o estudo. O livro resulta de sua tese de doutorado.