O projeto prevê, também, lançamentos em bibliotecas de Mariana e Academias de Letras, além de promoção de lançamentos e aulas virtuais sobre a história da crônica da autora com alunos universitários, da Rede de Ensino Pública e Particular. O primeiro convite para lançamento e conferência partiu do Presidente da Academia Carioca de Letras, Dr. Cláudio Leal.
Alguns dos textos foram publicados no Jornal Estado de Minas, Linguagem Viva, Jornal O Povo, O Tempo, ABN-NEWS, Panfletu's, Agência Primaz de Comunicação e Portal Cidade de Mariana.
As crônicas retratam o cotidiano, com pinceladas generosas de poeticidade e críticas veladas sobre ações políticas; dúvidas, angústias, experiências e elucubrações sobre a pandemia e assuntos do cotidiano.
O livro é dedicado às vítimas da Covid-19, aos profissionais da saúde e em memória de Maria Aparecida Ferreira Silva, do médico e escritor, Dr. Gilberto Madeira.
A obra é apresentada pelo professor universitário aposentado da UFOP, Doutor José Luiz Foureaux de Souza Júnior; prefácio do Presidente da Academia Mineira de Letras, Doutor Rogério Faria Tavares e do marianense, Danilo Gomes (membro da Academia Marianense de Letras e da Academia Mineira)
Para o professor aposentado da UFOP, Doutor José Luiz Foureaux de Souza Júnior: " as linhas dos textos de Andreia evoluem, de maneira natural - ora em corredeiras, ora na calmaria. Ao fim e ao cabo, a contundência assertiva da palavra da autora é por demais consistente, sem margem para engano: uma sensibilidade aguda, a mirar, com olho de lince, uma realidade adversa e, talvez por isso enriquecedora. Do ponto de vista da escrita, o enriquecimento é inegável".
Indicado para jornalistas, universitários, estudantes, jovens e adultos que desejam ler situações experenciadas ou não, numa ótica de textos literários extraídos do cotidiano.
Andreia Donadon Leal mora na cidade de Mariana há 20 anos; cidadã honorária especial da Primaz de Minas; Graduada em Letras pela UFOP, Mestre em Literatura pela UFV, Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação e Arte-terapeuta; autora de 18 livros; venceu concursos nacionais e internacionais. Uma das criadoras da aldravia (forma de poesia minimalista) tema de dissertações de mestrado e teses de doutorado.
O livro será publicado pela Editora Aldrava Letras/ patrocínio Lei Aldir Blanc - Governo de Minas-SECULT-MG.
Andreia Donadon Leal - Deia Leal
Mestre em Literatura pela UFV
Sonho V
Imagens são sonhos afetos
colam nas telas
nas fotografias
e lembram alguma coisa
de esculturação natural
imagens são sonhos afetos
a beijar uma superfície
Obras de arte 210
Andreia Donadon Leal, membro da Academia Marianense de Letras, da Amulmig e escritora do Movimento de Arte Aldravista, foi premiada no Edital de Publicações Literárias do Estado de Minas Gerais, para edição do livro: Impressões sobre a pandemia, crônicas, 128 páginas, editora Aldrava Letras e Artes, 1000 exemplares.


