LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP
O governo petista de Fernando Pimentel, em Minas Gerais, deixou de repassar recursos importantes e legais dos municípios, surrupiando o povo mineiro e com o aval de grande parte dos deputados estaduais.
Isso não é novidade para ninguém. Principalmente para aqueles que acompanham noticiários e a classe política, sempre atenta às manobras.
Também recentemente o município de Muriaé viveu o drama do endividamento excessivo, o que comprometeu o orçamento municipal, deixando de pagar direito trabalhistas, como das educadoras que tiveram que ver parcelado e de forma arbitrária, seus acertos trabalhistas e de aposentadoria. Até “outdoors” foram instalados na cidade cobrando posicionamento.
Este endividamento por anos seguidos pode impedir que investimentos, mesmo urgentes, pudessem ser realizados.
Por isso, uma lei aprovada pela Câmara e sancionada, fez Muriaé se endividar muito com empréstimos financeiros.
Essa prática vai ampliar e aumentar um novo endividamento excessivo do Município, podendo comprometer a gestão de futuros prefeitos impedindo-os de fazerem os investimentos necessários quando exigidos.
Afinal, são R$ 50 milhões para obras que deveriam ter sido feitas paulatinamente, mês a mês, na após ano nos últimos quatro. Mas, por desejo de quem administra, somente agora começaram tais obras.
Será que tem algum objetivo?
Veja a região e suas obras
Eugenópolis entregou uma creche iniciada na gestão passada e, tem outra completamente construída e pronta para servir as criancinhas da cidade.
A cidade de Antônio Prado de Minas recuperou uma praça esportiva, onde a população pode praticar seus exercícios físicos, fazer caminhada e tendo o suporte com água ratada e até sanitários masculino e feminino, humanizando aquilo que seria apenas de passagem rápida. Isto é cuidar de seu povo.
Em Barão do Monte Alto a unidade do CRAS está funcionando e atendendo muito bem a sua população.
Uma creche está sendo construída, sem dinheiro emprestado e quando estiver pronta atenderá as criancinhas.
No distrito de Cachoeira Alegre está sendo construída, e deverá ser entregue antes do final do ano, uma Unidade Básica de Saúde que está sendo feita para atender a população 24 horas por dia.
Em Patrocínio do Muriaé o hospital que estava fechado na administração anterior foi reaberto e mais, com aumento de especialidades e funcionando 24 horas.
Ali também está sendo construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma nova creche para atender a população.
Todas estas obras são ações feitas por bons administradores que não endividaram o seu povo e não tiveram cunho político, apenas atenderam aos anseios da sociedade.
Problema sério e preocupante
Enquanto isso Muriaé vai recebendo investimentos, mas com uma qualidade irreconhecível. É hora de se investir com seriedade para o bem do povo. Obras para serem refeitas depois, não é legal.
Rua Elisabeth de Almeida - Bairro Planalto - Muriaé