Por mais que pareça simples, fazer cerca na zona rural têm técnicas que garantem melhores resultados. Uma cerca bem estruturada pode durar décadas, garantindo ao produtor rural economia de tempo e de dinheiro. Produtores e trabalhadores rurais de Dores do Indaiá, na região central do estado, se surpreenderam com o curso de Cerqueiro do Senar Minas, realizado através da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O instrutor foi Eliésio Melo.
Ao longo do curso, os alunos aprendem sobre planejamento da construção da cerca e a definição do tipo de arame conforme o local, o alinhamento das estacas no trecho a cercar com o arame, utilizando balizas e piquetes, a instalação do arame no mourão esticador e os acessórios, observando a sequência exigida e a tensão recomendada dos fios, entre outras técnicas. A prática é feita com arame farpado e liso e a madeira utilizada é de eucalipto tratado, ecologicamente correto, sem agredir a mata nativa. Os cuidados com o meio ambiente também são abordados no curso.
Maria Aparecida de Souza, pequena produtora rural, está deslumbrada com o curso. “Foi muito perfeito. Eu ajudo meu companheiro a fazer cercas, mas descobri que fazia muita coisa errada. Também tinha muitas dúvidas, que agora foram esclarecidas. Vai ser muito mais fácil daqui em diante e tenho certeza que teremos melhores resultados. Esse aprendizado vai ser muito útil pra mim”, conta empolgada.
“Ficou explícito que todos amaram o aprendizado. Estão ansiosos para fazer nas fazendas deles. Fico feliz em fazer parte desse time que capacita as famílias rurais”, comenta a mobilizadora do Sindicato de Dores do Indaiá, Nara Paula de Sousa.