Na noite da última sexta-feira, 1º de novembro, na Arena Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), a equipe Dentil/Praia Clube derrotou o arquirrival Itambé/Minas na decisão da Supercopa Feminina 2019, no primeiro embate oficial da temporada 2019/2020. Em 1h30 de partida, o grupo comandado pelo técnico Paulo Coco superou o oponente por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/22 e 25/19. O bicampeonato da Supercopa representa a quinta conquista em âmbito nacional da equipe. Anteriormente, o Esquadrão Aurinegro faturou a Superliga 17/18, Liga Nacional 2008/2010 e a Supercopa 2018.
Os sets
Com desfalques por lesões da central Carol, da líbero Suelen e da oposta Monique, o Dentil/Praia Clube começou com Pri Daroit como ponteira e a dominicana Martínez como oposta. No Minas, a ponteira Acosta, lesionada, também não jogou. Kasiely e a norte-americana Deja foram as ponteiras. Os erros do Praia deixaram o time de Belo Horizonte na liderança do marcador, mas Wal, na bola de xeque, virou em 9 a 8. A boa passagem de Ananda no saque e o bloqueio bem montado funcionaram no lado praiano. A alternativa do Minas foi chamar Sheilla do banco, mas os erros mudaram de lado e vantagem chegou a oito pontos. Com mais volume de jogo, o Minas quebrou a recepção do Praia, fechou a porta e encostou: 23 a 21. Na reta final, o time da casa definiu melhor e venceu o primeiro set no bloqueio de Wal em Deja: 25 a 22.
Na segunda parcial, as equipes seguiram iguais até Gattaz colocar o Minas em vantagem: 8 a 6. A resposta veio com Ananda novamente no saque, dificultando a recepção do rival. Wal subiu a parede, Pri Daroit soltou o braço, e o Dentil/Praia passou a comandar a pequena vantagem na parcial. Thaísa pelo meio era a saída da equipe de Belo Horizonte, mas a virada veio com Bruna Honório explorando o bloqueio: 19 a 18. Em reta final com muitos ralis, o Praia outra vez foi melhor nos contra-ataques e, no bloqueio de Martínez em Kasiely, fechou em 25 a 22.
Embalado, o time anfitrião voltou mais atento. Com o passe na mão, Ananda rodou as atacantes e deixou o time de Uberlândia em vantagem de seis pontos, logo no começo. Minas tentou com Sheilla, mas o Praia soube trocar pontos. No ataque na entrada de rede de Pri Daroit, a diferença chegou a sete: 17 a 10. O time da capital aumentou o volume de jogo, virou bolas importantes na entrada de rede e encostou: 18 a 16. Mas ficou nisso. Garay explorou o bloqueio na entrada e ajudou o Praia a fechar o set em 25 a 19 e o jogo em 3 sets a 0.
O técnico Paulo Coco destacou a disposição de suas comandadas durante a finalíssima. "A vitória foi importante ainda mais por ser no início da temporada. Mais uma vez, mostramos que o trabalho inicial tem sido bem feito. O triunfo foi mais importante do que o nosso desempenho. Alternamos bons e maus momentos. Acredito que a regularidade poderia ter sido um pouco maior. Foi um bom cartão de visita. Vencer o Minas em uma decisão dá um gás a mais, conquistar o bicampeonato da Supercopa diante da nossa torcida também foi especial. Temos uma jornada árdua pela frente e podemos evoluir ainda mais, porque material humano para isso nós temos", disse o comandante.
Estadual
Belo Horizonte receberá, de 5 a 7 de novembro, o Campeonato Mineiro Feminino Adulto, que contará com a participação das seguintes agremiações: Itambé/Minas, Dentil/Praia Clube, Mackenzie E.C e o Curitiba Vôlei (convidado). A edição 2019 do certame seguirá o mesmo formato do ano anterior. Em fase única, as equipes disputarão entre si a primeira colocação.
Abaixo, a programação das partidas
1ª rodada – Ginásio do Mackenzie E.C
18h – Dentil/Praia Clube x Curitiba Vôlei (PR)
20h – Mackenzie E.C x Itambé/Minas
2ª rodada – Arena Minas
18h – Dentil/Praia Clube x Mackenzie E.C
20h – Itambé/Minas x Curitiba Vôlei (PR)
3ª rodada – Arena Minas
18h – Mackenzie E.C x Curitiba Vôlei (PR)
20h – Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube