LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP
Ouvinte da Rádio Cidadã de Muriaé e leitor do site procurou nossa reportagem para explicar fato ocorrido hoje no sistema “Área Azul” de Muriaé.
Segundo o leitor ouvinte, estacionou seu veículo na área para fazer um breve serviço próximo à rua Dr. Silveira Brum e pagou ao funcionário da Sinart por 30 minutos de utilização, deixou o local e, ao retornar, percebeu uma notificação no vidro do carro.
O leitor ouvinte percebeu então que estava dentro do prazo estipulado e, a placa anotada na notificação não se tratava do seu carro.
O agente da empresa que presta o serviço anotou o número da placa errado e, por esta razão, deixou o motorista do veículo preocupado com o que pode vir acontecer com o proprietário do veículo cuja placa foi anotada equivocadamente pelo funcionário.
Neste caso o usuário do sistema recebeu uma notificação com a placa anotada equivocadamente pelo funcionário e com o prazo ainda em validade.
Seria bom que a empresa operadora do sistema peça atenção aos servidores para que anotem corretamente o número da placa para não incorrer em erros e multas em veículos que, muitas vezes, podem não estar estacionando em Muriaé ou, simplesmente, nem circulando naquele horário e dia marcado na notificação.
Auto de Infração e notificação
De uma maneira geral, as multas indevidas acontecem por dois motivos: erro no preenchimento do auto de infração ou clonagem de veículos/placas.
No primeiro, basta um momento de desatenção do agente para que se anote um dado errado, como número da placa ou da CNH. Entretanto, os órgãos de trânsito têm o dever e, segundo informam, costumam conferir os dados antes de inseri-los no sistema e expedir a notificação.
Porém, mundo afora, esta conferência é comumente falha, tendo em vista o grande número de multas indevidas recebidas por condutores e proprietários.
Se o proprietário receber uma notificação, fique atento se o agente (ou funcionário da Sinart, anotou corretamente o número de sua placa). Agora, se receber uma notificação não tendo saído com seu veículo naquele dia e horário, terá que produzir provas e recorrer das penalizações.