Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Muriaé faz Poda Criminosa em árvores sem nenhum critério
Notícias da Zona da Mata
Publicado em 09/09/2019

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

Desde 2017 que o governo municipal vem fazendo poda agressiva nas poucas árvores que existem no município. Diversos autos de infração foram emitidos pela Polícia Militar do Meio Ambiente devido a estes atos contra a natureza.

Uma das podas drásticas ocorridas na cidade foi na área central, onde andorinhas utilizavam-nas para seus ninhos no período de acasalamento. O crime contra o meio ambiente deixou as aves que, há décadas migram por Muriaé, desorientadas. A população, chegou a fazer protesto e até os vereadores questionaram o então secretário municipal da Agricultura e Meio ambiente, Manoel Carvalho, sobre o ato.

Algumas árvores são “decapitadas” com a remoção total da copa, e quando interrogadas, as pessoas que fizeram ou comandaram tal calúnia ao vegetal justificam que esta é a forma de revitalizar a árvores.

Desta vez, o delegado de Polícia Civil, Fábio Correia do Nascimento, da Delegacia de Apuração de Crimes de Meio Ambiente de Muriaé, informou à imprensa que, após receber várias denúncias e informações pelo número 197 e pelo telefone da 4ª DRPC, dando conta de podas agressivas em vários logradouros da cidade de Muriaé, pediu à Perícia Criminal para fazer um trabalho em ruas e avenidas como a av. Silvério Campos, ruas Silas Macedo e Antônio de Castro, e nas avenidas Vicente Alves, Cel. Domiciano e outras para verificação das informações passadas pelo Disque Denúncia.

"A diligência chamada de "Operação Motoserra" foi feita e diante dos fatos vamos instaurar um procedimento investigatório para apurar as responsabilidades e se efetivamente, com a chegada dos laudos periciais, o que de fato aconteceu”.

A Polícia Ambiental de Muriaé também fez um registro (REDS) e com relação aos fatos e para

estudar possíveis multas a serem aplicadas aos possíveis infratores.

Este tipo de serviço na cidade é realizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente, atualmente responsável pelas medidas administrativas de baixo impacto no perímetro urbano, conforme Lei Federal Complementar.

Através de nota a prefeitura de Muriaé informou que "providências a respeito da poda de árvores, como aconteceu na rua Coronel Domiciano, no Centro, já foram tomadas, para que não aconteça mais situações como esta. Houve um erro de conduta na execução do trabalho por parte do funcionário responsável pelo serviço, o qual já foi afastado da função".

 

Meio ambiente dilacerado

 

O crime que vem ocorrendo há cerca de três anos contra os muriaeenses, uma vez que este tipo de poda influi diretamente no aquecimento do município.

O centro urbano do município tem poucas árvores para ajudar na fotossíntese e também na filtragem da poluição provocada pelos veículos. Com este tipo de poda as árvores levam mais tempo para se recomporem e, muitas delas terminam por morrer.

Comentários