Luciana Archete
Jornalista MG19681JP
Mil trezentos e noventa e dois eleitores de cinco cidades jurisdicionadas à Zona Eleitoral 187, em Muriaé tiveram seus títulos eleitores cancelados segundo informou o chefe do Cartório, Maximino Roberto Fernandes, na tarde desta quinta-feira, 23 de maio.
O prazo terminou no dia 6 de maio para quem não votou e não justificou a ausência às urnas nas últimas três eleições ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Os eleitores que não regularizarem a situação até essa data terão seus títulos cancelados e ficarão sem quitação eleitoral, restando prejudicados alguns atos da vida civil, como renovar matrícula em instituição oficial de ensino e tirar o passaporte.
Para conferir a situação eleitoral, o cidadão deve procurar no site a opção Situação eleitoral, no canto superior esquerdo. Após preencher o nome completo e a data de nascimento, o serviço indicará se o título está regular ou irregular.
Caso esteja irregular, é indispensável que o eleitor procure o cartório ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral mais próximo. Para adiantar o processo, o eleitor pode verificar qual o valor do débito que deverá quitar com a Justiça Eleitoral e emitir um boleto pelo site do TRE.
O Disque-Eleitor (148) está disponível para atender quem ainda tiver dúvidas.
O número de títulos cancelados em Muriaé foi de 1.189; em Vieiras, 11; Miraí, 119; Miradouro, 39 e Rosário da Limeira, 34.