Andreia Donadon Leal é a primeira mulher Delegada da Academia Portuguesa de Ex-Líbris no Brasil.Nascida em Itabira, residente na cidade de Mariana há 16 anos.
Poeta, artista plástica, cronista no Portal Cidade de Mariana, ABN-News, Tempo e Ética (Itabira). Colaborou no Jornal Hoje em Dia. Tem publicações esparsas no Estado de Minas. É colaboradora do Jornal Linguagem Viva (São Paulo).
Criadora da aldravia, primeira forma de poesia brasileira. Membro efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Benemérita da Academia Feminina de Letras; fundadora da ALACIB-MARIANA, da ABRAAI, e de outras instituições e academias. Possui 16 livros publicados.
A associação nasceu quando na década de 1950, o número crescente de coleccionadores e de interessados residentes em Portugal permitiu a institucionalização da organização e o início de um conjunto de actividades ligadas à ex-librística, que incluiu, a partir de 1955, a publicação de uma revista, o Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris, dedicando espaço não apenas aos ex-libris mas também à heráldica, genealogia e bibliofilia.
É membro da Fédération International des Sociétés Amateurs ď Exlibris (F.I.S.A.E.).