LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP
Alunos de 5º Ano do ensino fundamental das escolas municipais Sebastião Laviola, Gilberto José Tanus Braz, Candido Portinari e Odaléia de Oliveira Asevedo e da escola estadual Silveira Brum participaram da formação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) ministrado pelos cabos da Polícia Militar Coutinho e Bernardes.
A solenidade foi realizada na sede da Igreja Metodista no Centro de Muriaé e reuniu cerca de 450 estudantes, professores e familiares das crianças que estavam ali para prestigiar este trabalho da Polícia Militar que tem como objetivo evitar que as crianças e jovens entrem no mundo das drogas e entorpecentes.
Premiado em todo o País, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
Os objetivos específicos do programa incluem desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes e de diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
Estavam presentes na solenidade o comandante do 47º BPM, Ten-Cel/PM Joedson, o subcomandante Major/PM Vitor, o prefeito de Muriaé Ioannes Konstantinnos assim como diretoras das escolas envolvidas com o programa. A jornalista e radialista Luciana Archete (representando o Rotary Club Muriaé Norte) e o jornalista Gregorio José (representando o Lions Clube Muriaé Centro).
O LC Muriaé Centro é parceiro do Proerd desde 2010 e, a cada formatura, está presente, contribuindo e se solidarizando com os instrutores do programa e a Polícia Militar.
As alunas Flaviane Rosana Oliveira (escola estadual Silveira Brum) e Maria Rita de Lima Magalhães Areal (escola municipal Odaleia Macedo de Oliveira Asevedo) foram convidas a representar os formandos, lendo as redações feitas por elas.
As estudantes foram homenageados com presentes entregues pelo comandante do 47º BPM ten-cel/PM Joedson e pelo comandante da 76ª Cia de PM, ten/PM André Carvalho ao lado dos instrutores do programa.
Membros da Igreja evangélica Sara Nossa Terra fizeram uma encenação de teatro que expressa o descaminho de jovens, seja pela droga, riqueza glamour ou companhias e o reencontro da paz no caminho da espiritualidade e de Deus. Um casal de alunos conduziu o juramento dos formandos.
As diretoras das escolas receberam os diplomas dos militares e autoridades presentes e entregarão, na próxima semana, aos respectivos alunos em suas instituições educacionais.
Instrutores que já atuaram no programa e os atuais coordenadores foram homenageados e, em seguida o comandante/PM Joedson falou sobre a importância do dever, do respeito aos pais e à família e o combate às drogas.
O prefeito Ioannes também usou a palavra pr alguns minutos para parabenizar os formandos.
Em seguida entraram em cena o mascote do programa, Leão Dare e o mascote da Polícia Militar “PM Legal” que passaram às coreografias atinentes ao programa.
Doaram bicicletas que foram sorteadas o Lions Clube Muriaé Centro; o Consep – Conselho Municipal de Segurança Pública e a diretora da escola municipal Gilberto José Tanus Braz, Vanderléia Aparecida de Castro Souza.
As camisetas dos formandos foram doadas pela prefeitura, pelo Rotary Club Muriaé Norte, Ferrobrás e Grupo Líder.