Por GREGÓRIO JOSÉ E LUCIANA ARCHETE
Jornalistas e Adesguianos – Adesg Uberlãndia
Aconteceu nesta quinta-feira, 07 de dezembro, a eleição para o cargo de presidente da Adesg Nacional (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
Duas chapas concorreram ao pleito em substituição ao presidente Prof. Gustavo Alberto Trompowsky Heck.
A chapa 1 foi encabeçada pelo general de Brigada R1, Umberto Andrade e, a chapa 2, pelo general de Brigada Durval Antunes Machado Pereira de Andrade Nery.
As eleições Diretas para o biênio 2018/2019 teve sua sessão realizada na sede da Adesg Nacional no Rio de janeiro.
O presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, Gustavo Heck convocou os associados (Eleitores) efetivos adimplentes e os remidos a participarem da Assembleia Geral Extraordinária que ocorreu no Palácio Duque de Caxias, praça Duque de Caxias, 25, Ala Marcílio Dias – 6° andar, Rio de Janeiro, RJ.
A eleição começou às 10 horas e os votos começaram a ser apurados às 14 horas, tendo sido conferidos e, no final da tarde confirma a eleição do general Umberto Andrade.
A posse do novo presidente e sua diretoria está programada para o dia 11 de dezembro ás 19 horas na sede da Adesg nacional o Rio de Janeiro.
Quem é Umberto Andrade
O general é Ph.D. pela Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos da América, um dos mais prestigiados centros acadêmicos do mundo, afirma que a ESG abdicou nos últimos anos ao protagonismo na discussão de questões nacionais, relegando-o a agremiações de menor importância, desprovidas de qualquer relevância intelectual.
Segundo ele disse em seu material de campanha: “penso que vale a pena este esforço que temos feito para resgatar a importância do Sistema ESG/Adesg. Temos discutido problemas relevantes, usando o único canal que contamos que é a Web, um espaço livre que ainda precisa ser entendido pelas pessoas, por ser tão recente. Como disse Cora Coralina, o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada e nesta caminhada temos trazido importantes temas à discussão”.
Foi pró-reitor de pós-graduação e professor do Instituto Militar de Engenharia e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Militar. Além disso, foi Vice-Presidente da Adesg/Na 2010-11 e 2014-15.
Ele contou com o apoio dos ex-presidentes da Adesg/Na Gen Licínio Nunes de Miranda Filho; Alte Veiga Cabral e Dr. Américo Chaves.
A diretoria que o acompanhará ficou assim definida:
Presidente: Gen. Umberto Ramos de Andrade
1º Vice-Presidente: Alte. Paulo Frederico Soriano Dobbin
2º Vice-Presidente: Brig. Jorge Marones de Gusmão
3º Vice-Presidente: Prof. Paulo César Milani Guimarães
Diretor Secretário: Adv. Deise B. Iriarte
Diretor Secretário Adj: Del PF Jorge Pontes
Diretor Financeiro: Econ. William Jorge Lopes Saab
Diretor Financeiro Adj: Adm. William Machado
Conselho Fiscal: Gen Márcio Bergo, Cmte Milton Ferreira Tito, Profª Dalila de Brito Ferreira
Diretor Jurídico: Adv. Felizardo Barroso
CONSELHO SUPERIOR:
Alte Edésio Campanille Neves Araripe; Cônsul Geral a.h. Jorge José González Séba; Prof. João Baptista Miranda Filho; Dr. José Roberto de Souza Cavalcante; Vice-Alte Fernando do Nascimento; Drª. Regina Maria Tocantins do Rego Monteiro