Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeitura de Muriaé realiza Zonferência Municipal da Mulher
Publicado em 22/07/2025 15:04
Notícias da Zona da Mata

A Prefeitura de Muriaé, através da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizou na manhã desta terça-feira, no Teatro Zaccaria Marques, a abertura oficial da Conferência Municipal da Mulher de Muriaé, um importante espaço de diálogo e construção coletiva voltado à promoção dos direitos das mulheres e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade de gênero. O evento contou com credenciamento a partir das 8h e programação estendida até as 17h.

A solenidade teve início com uma emocionante apresentação cultural: a música “Para todas as mulheres”, de Mariana Lonasco, foi interpretada pela equipe do coral, com tradução simultânea em Libras realizada pela intérprete Rosane Silva — em um gesto que reafirma o compromisso com a inclusão e acessibilidade.

Em seguida, foi composta a mesa de autoridades, presidida pelo prefeito Dr. Marcos Guarino, que esteve acompanhado da primeira-dama e secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Tatiana Rangel Viana. Estiveram presentes também o vice-prefeito Manoel Carvalho, as vereadoras Ivonete Lacerda, Cássia Ribeiro e Munique da Saúde; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ana Maria Silveira Reis e a palestrante convidada, Dra. Raíssa Cristina Arantes.

Durante a abertura, destacou-se que a conferência representa muito mais que um evento: é um movimento de conscientização e transformação, no qual mulheres da sociedade civil, representantes do poder público e lideranças comunitárias se reúnem para debater questões cruciais como saúde, educação, combate à violência, mercado de trabalho e empoderamento feminino. O objetivo é propor caminhos e políticas que assegurem respeito, igualdade de oportunidades e justiça social para todas.

Na sequência, a presidente do Conselho da Mulher, Ana Maria Silveira Reis, fez seu pronunciamento, reforçando a importância do envolvimento coletivo e da escuta ativa no processo de construção de políticas mais inclusivas.

O ponto alto da manhã foi a palestra ministrada por Raíssa Cristina Arantes, assistente social graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutora em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com propriedade e sensibilidade, a palestrante abordou questões estruturais que afetam a vida das mulheres, provocando reflexões e estimulando o engajamento do público presente.

Após a palestra, foi aberto um espaço para perguntas garantindo a objetividade do debate e respeitando a proposta da conferência. Ao final da programação da manhã, o cerimonial agradeceu a presença de todos e anunciou o intervalo para almoço. A segunda etapa do evento tem início às 13h com novas atividades e discussões temáticas.

A Conferência Municipal da Mulher reafirma o compromisso de Muriaé com a democracia, a equidade e o protagonismo feminino. Porque construir um futuro mais justo passa, necessariamente, pela valorização de todas as mulheres.

Comentários