Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Confederação da Maçonaria lança "Carta de Recife" no contexto sócio-político brasileiro
Notícias Gerais
Publicado em 25/07/2024
De 17 a 20 de julho, a cidade de Recife/PE foi palco da 53ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. Maçons de todo o Brasil se reúnem para discutir temas relevantes, promovendo o conhecimento com foco no aperfeiçoamento moral e intelectual, defendendo a liberdade de consciência e incentivando o trabalho. Além de maçons das Grandes Lojas de todos os estados brasileiros, inúmeras autoridades de outras potências regulares do Brasil e do exterior foram convidadas. Também está presente o Soberano Grande Comendador do Rito Escocês Antigo e Aceito, o Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins. A abertura foi realizada na noite do dia 17, no Arcádia Buffet.

O evento foi dividido em dois polos, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, na capital pernambucana. Um abrigará as Plenárias para Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores, enquanto o outro polo oferecerá palestras sobre temas maçônicos e temas gerais. Algumas dessas palestras estarão abertas ao público mediante inscrição prévia. Além disso, haverá passeios turísticos para os maçons e seus acompanhantes inscritos. 
 
Carta de Recife

 

A comissão responsável pela redação da Carta de Recife entregou ao presidente da 53ª CMSB, Irmão Flavio José de Amorim, que também é o Grão-Mestre da Grande Loja de Pernambuco, o documento elaborado, finalizado e revisado. Segundo informou o Eminente Grão-Mestre Adjunto da GLEG, Marco Antônio Barbosa de Farias, integrante da comissão de redação, a Carta destaca a importância da participação da sociedade civil organizada no contexto sócio-político brasileiro, sobretudo no estímulo a boas práticas em políticas públicas, além de expressar posição contrária à interrupção da gestação por livre vontade, respeitadas as hipóteses atualmente previstas em lei, assim como entende ser inadequada qualquer diretriz voltada à não criminalização do porte de maconha, ainda que em pequena quantia, gerando preocupação com as questões sociais e de segurança pública que a medida pode agravar, com consequências nefastas para a ordem pública e para a saúde da população.

A leitura/apresentação da Carta aos Grão-Mestres para a sua aprovação foi feita pelo Irmão Marco Antônio Barbosa de Farias, que também foi o responsável pela redação do documento, aprovado pela comissão de redação, de cuja comissão o Eminente Grão-Mestre adjunto foi o presidente, e também aprovada pela Assembleia Geral Ordinária da CMSB.

 
 
 
Grão-Mestres e autoridades maçônicas.
 
Ao centro, o Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.
 
Irmão Paulo Benevenute Tupan (d), Grão-Mestre da Grande Loja de Rondônia e Presidente da 52ª CMSB declarou encerrada a 52ª Assembleia Geral da CMSB  e passou a presidência ao Irmão Flávio José de Amorim, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco (GLMPE).
 
Ato seguinte, o Irmão Flávio Amorim (e) declarou aberta a 53ª AGO da CMSB.

Posteriormente aconteceram apresentações culturais, folclóricas e, por fim, o jantar dançante e baile de abertura da 53ª AGO da CMSB.

Mais registros fotográficos:

 

Grão-Mestres das Grandes Lojas e autoridades maçônicas se reuniram antes da abertura da 53ª AGO da CMSB.
 
Momento descontraido da Comitiva da Grande Loja de Santa Catarina na chegada no aeroporto de Recife, no inicio da tarde de quarta-feia (17).
Comentários