Anualmente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realiza uma vistoria técnica, nos estádios que receberão jogos promovidos pela entidade, para que esses estádios possam ser liberados para as competições nacionais e regionais.
Emissários da CBF realizaram a vistoria no estádio Soares de Azevedo, do Nacional Atlético Clube, de Muriaé, nesta segunda-feira, 13 de dezembro. No próximo ano (2022) o estádio poderá receber grandes jogos e está apto para recebê-los.
O processo de vistoria não se resumiu apenas ao campo do NAC, mas envolve também outros estádios que receberão jogos oficiais em 2022. A Tombense (de Tombos) deve ser a equipe que mais utilizará o estádio, em competições como o Campeonato Brasileiro da Série B.
Esta visita se fez importante também para que os times possam receber o devido licenciamento da Confederação. A vistoria se dividiu em etapas, começando pela área interna das praças, de olho também no gramado e na iluminação. Para que haja uma maior cobertura referente aos estados, a conferência se torna anualmente obrigatoriamente.
Esta primeira etapa da visita no Soares Azevedo cobriu áreas como vestiários, sala de aquecimento, sanitários, entre outros espaços. Atento, acompanhando todo o processo, esteve presente um dos diretores técnicos da Federação Mineira de Futebol, que verificou as características físicas das instalações.
As vistorias garantem segurança e tranquilidade para a realização de grandes jogos em Muriaé, nas diversas praças esportivas espalhadas pelo nosso Estado.
VAR
Conforme acordado por ocasião do último encontro, o Conselho Técnico Extraordinário da Série B do Campeonato Brasileiro, que tem 20 clubes disputantes da competição definiram, juntamente com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF) que continuará tendo VAR na série B.
Visando a padronização mínima na geração das imagens das partidas da competição, a entidade garantirá, quando necessário, a contratação de mais duas câmeras por partida e, por esta razão, também se estuda a instalação de equipamentos no Estádio do NAC. O investimento nesta melhoria será integralmente arcado pela CBF e dará ainda mais condições técnicas para atuação dos árbitros de vídeo escalados.