A Prefeitura de Muriaé realizou hoje a Conferência Nacional da Educação (Conae), um um espaço aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, da Educação Infantil até a Pós-Graduação. A conferência municipal deliberativa de 2022 terá como tema ‘Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira’.
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação a Conferência precede a Regional, a Estadual e a Conferência Nacional de Educação.
Ela tem caráter deliberativo e tem como missão iniciar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), os avanços e desafios para as políticas públicas educacionais e engajar a população para a elaboração e aprovação do Plano Nacional de Educação referente ao período de 2024 a 2034.
A etapa municipal irá apresentar o conjunto de propostas discutidas pelos participantes à etapa regional.
O encontro aconteceu na Faculdade Santa Marcelina (FASM), reunindo educadores, profissionais da educação e acadêmicos que compareceram para contribuir com o planejamento educacional de 2024 a 2034.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito José Braz, do vice, Dr. Marcos Guarino (secretário de Saúde); Maria Amélia Queirós Xaia (secretária de Educação); Leandro Latini Veiga (adjunto de Desenvolvimento Econômico); Poliana Montezano (assessora da Secretaria de Desenvolvimento Social); Fernanda de Araújo Grosso Khum (presidente do Conselho Municipal de Educação) e a advogada Geane Mendes (Presidente da AMA - Associação Muriaé dos Autistas).
Alunas da Educação Inclusiva fizeram uma número musical como parte do espaço cultural da conferência.
O presidente da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização, Guilherme Saito, fez a leitura do Regimento Interno da Conae, explicando seu funcionamento e as etapas da conferência.
Coube à secretária adjunta da Educação, Andrea Medina, falar sobre inclusão e os espaços conquistados até agora.