Aposentados, pensionistas e segurados que recebem benefícios do INSS podem organizar seus orçamentos para 2022. O instituo divulgou ontem o calendário dos pagamentos para o próximo ano. Como de costume, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores, começando pelos segurados que recebem um salário mínimo e seguindo para os que ganham acima do piso nacional.
Ao todo, são mais de 36 milhões de beneficiários atendidos pela Previdência Social em todo o país.
Para os aposentados e pensionistas que recebem de acordo com o piso nacional (R$ 1.100 em 2021), os depósitos referentes à folha janeiro de 2022 serão feitos entre os dias 25 de janeiro e
7 de fevereiro. Já os segurados com renda mensal acima de um mínimo terão pagamento creditado a partir de 1º de fevereiro.
Para saber o dia correto do pagamento, os segurados precisam saber o número do benefício, que é composto por uma numeração única e segue padrão de dez dígitos. O número aparece no seguinte formato: 999.999.99 9-9. A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos, pois a data de depósito do pagamento depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente. O número a ser observado será o que se encontra em negrito, ou seja, o penúltimo algarismo.
No caso dos segurados que possuem seu benefício há mais tempo, vale a data que já recebiam habitualmente. O INSS esclareceu que os idosos com 65 anos de idade ou mais e as pessoas com Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir o novo calendário.
De acordo com o INSS, se a data de pagamento cair em feriados municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte. O prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.