Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
II Encontro Online de Advogadas Pretas do Brasil começa neste sábado
Notícias Gerais
Publicado em 02/12/2021
MAGNO LOPES

 

Assessor de Comunicação 

 

A cidade de Leopoldina está representada no II Encontro Online de Advogadas Pretas do Brasil que acontece neste sábado, dia 04, e domingo, dia 05. O Seminário tem como tema "Diversidade, Empreendedorismo Jurídico e Direito do Trabalho" e vai contar com a participação da advogada mineira, Rafaela Lima. Durante o evento, realizado pelo coletivo Dororidade Jurídica, os participantes vão acompanhar palestras com nomes de destaques no cenário nacional.  

 

A advogada, Rafaela Lima, que atua em Leopoldina (MG) e é especialista em Direito Previdenciário, vai abrir o evento junto com a escritora Vilma Piedade. Na oportunidade, ela vai abordar a diferença que o Coletivo Dororidade Jurídica faz em sua carreira. “O Coletivo é algo transformador na minha evolução como mulher advogada preta. O grupo me ajudou a enxergar que não estou só e que posso contar com minhas pares para inovar e crescer profissionalmente. É uma forma de me sentir e fazer ser instrumento da representatividade de outras, ocupando cada vez mais lugares”, disse ela, que também é representante regional do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE).

 

Durante os dois dias, os participantes vão debater temas como “A discriminação da mulher hipossuficiente na Aplicação da Lei de Drogas”; “Direito Antidiscriminatório”; “Pessoas Trans a Lacuna do Poder Judiciário e o Direito Militar”; “Comprovando o Assédio e o Dano Moral na Justiça do Trabalho” e “Empreendedorismo no Direito de Famílias”. “São alguns dos temas urgentes e que passaram por profundas transformações devido à Pandemia”, disse a idealizadora do Coletivo, Mariângela De Castro, que é natural de Ponte Nova. Ela lembra ainda que o atual momento obriga os profissionais  a repensar as formas de trabalho e recriar novas dinâmicas de empreender, alavancando a advocacia preta. 

 

O Seminário é aberto e quem quiser participar deve adquirir o ingresso no link https://www.sympla.com.br/2-encontro-online-das-advogadas-pretas-do-brasil__1413837. No site também está a programação completa do evento.

 

DORORIDADE JURÍDICA - O coletivo nasceu após a criação de um pequeno grupo de Whatsapp composto por advogadas pretas. Atualmente, são 42 advogadas pretas espalhadas por todo Brasil, multiplicando as vivências e buscando por mais integrantes.  Entre as participantes estão: a maior referência preta em Direito Previdenciário do Brasil, Rafaela Lima; a escritora do livro "Torrente Ancestral, Vidas Negras Importam?", Juliana Souza; e a advogada e ativista dos Direitos Humanos, coordenadora estadual Jurídica e de Comunicação do MNU-RJ e membra Fundadora do Instituto da Advocacia Negra Brasileira, Margareth Ferreira.

Comentários