Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Frente Mineira de Prefeitos se reúne em Viçosa neste sábado, 06 de novembro
Notícias Gerais
Publicado em 06/11/2021

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

O Centro de Eventos Pathernon, em Viçosa, recebeu mais de 20 prefeitos e dezenas de vereadores da Zona da Mata e Campo das Vertentes na manhã deste sábado. O objetivo foi avaliar o momento das cidades, as dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19.

O prefeito Raimundo Nonato, de Viçosa, foi o anfitrião do encontro que teve como personalidade principal o prefeito de belo Horizonte, Alexandre Kalil, que nesta semana reassumiu a presidência da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), que falou em nome da diretoria.

Estavam presentes da Mesa Principal os ex-deputados Dirceu Ribeiro (Ubá) e Paulo Lamac; o vereador de BH, Léo Burguês, os prefeitos de Viçosa (Raimundo Nonato), de Teixeiras (Nivaldo Botafogo) e de São Francisco do Glória (Walace ); o ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes e o prefeito de BH, Alexandre Kalil.

A FMP foi criada para reunir cidades mineiras com mais de 35 mil habitantes. O grupo, no entanto, estava inativo. A percepção de alguns prefeitos é de que é preciso ter representantes de peso junto aos Executivos federal e estadual na busca por recursos e, foi o secretário de Governo de BH, Adalclever Lopes, que sugeriu a reativação da entidade.

Walace Pedrosa, de S. F. do Glória elogiou o encontro lembrando que muitas vezes, os municípios ficam abandonados pelos governadores e que é preciso reclamar e ficar pedindo um direito que lhes é devido.

Nivaldo Botafogo, de Teixeiras, destacou que vem conseguindo recursos e emendas parlamentares para sua cidade, mas que os recursos demoram a ser enviados e que, muitas vezes, os cidadãos acham que é o prefeito que não está trabalhando.

Paulo Lamac contou em breves minutos o que o fez deixar a Assembleia Legislativa e convocou os prefeitos e vereadores presentes para trabalharem por suas cidades.

De mesmo tom, Dirceu Ribeiro, ex-prefeito de Ubá e ex-deputado estadual, destacou que sempre atuou em nome dos municípios, buscando valorizar o trabalho dos administradores municipais que buscam sempre o melhor para sua gente.

Léo Burguês convocou os vereadores a unirem forças com os prefeitos e diminuírem as diferenças, lembrando que quando uma Câmara trava os projetos do prefeito por brigas políticas e desavenças eleitorais, quem perde é o povo.

Raimundo Nonato, prefeito de Viçosa, destacou que trabalha 24 horas para oferecer o melhor ao seu povo e que Viçosa é, hoje, uma das cidades destaques da Zona da Mata e Campo das Vertentes, pela união de vontade e amor ao seu povo.

O secretário de Governo de BH, Adalclever Lopes, contou um pouco do seu trabalho á frente da Assembleia Legislativa e o papel do administrador em ter que abrir mão em busca do melhor para suas cidades, pois “é nela que as pessoas trabalham, ganham seu sustento e criam seus filhos e famílias”.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, presidente da Frente Mineira de Prefeitos explicou que aprendeu muito com Raimundo Nonato, prefeito de Viçosa, que, unindo ciência e amor por sua gente, conseguiu combater com maestria a Covid-19 e superar as adversidades enfrentadas em todas as cidades mineiras. “Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando por falta de recursos, temos que ter espírito criativo e empreendedor para que tenhamos alternativas para administrar nossa cidade”, ressaltou.

Prefeitos e vereadores presentes representavam as cidades de Além Paraíba, Araponga, Barão do Monte Alto, Cajuri, Canaã, Cataguases, Chácara, Dores do Turvo, Ervália, Eugenópolis, Faria Lemos, Leopoldina, Luisburgo, Miradouro, Muriaé, Orizânia, Palma, Paula Cândido, Pedra Bonita, Pedra do Anta, Piranga, Pirapetinga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Reduto, Rio Pomba, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santana do Manhuaçu, São Francisco do Glória, São Geraldo, São Miguel do Anta, Senador Firmino, Teixeiras, Tombos e Vieiras.

 

Comentários