A Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas e a Editora ALDRAVA LETRAS E ARTES farão a exposição: 10ª Semana da arte Aldravista e Feira de Livros “Estações de Mariana”, no período de 16 de novembro a 01 de dezembro de 2021, das 9h às 16h (de terça-feira a domingo), na sede da Casa de Cultura de Mariana.
O evento literário e artístico tem como objetivo fomentar a circulação e o consumo de livros, ampliar o contato entre poetas aldravistas e aldravianistas, escritores, bibliotecários, livraria, alunos e artistas, estimulando a formação do leitor e novas práticas de leitura, bem como atividades que promovam a circulação e a comercialização de livros, por meio de expositores.
Para a 10ª Semana da arte Aldravista e Feira de Livros “Estações Mariana”, serão expostas as coletâneas do 2021, intituladas: “Livro 9 das Aldravias” e “Livro 2 das Quintas (Estações)”, artesanato, artes plásticas e outros livros.
Para o professor Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior, “não se trata de livros de receitas, por suposto, mas de uma celebração, mais uma, como os aniversários de toda a gente e de todas as coisas. Ora, estes livros são partes comemorativas dos 21 anos do Movimento Aldravista de Artes. Em outras palavras, o movimento alcançou sua maioridade. O Aldravismo, originário de Mariana, é maior de idade agora. Vinculado à produção artístico cultural da primaz de Minas, o movimento aldravista concorre para o desenvolvimento de atividades de utilidade pública junto às escolas locais e à própria população de Mariana e região. Neste sentido, não nega sua vocação libertária e provocadora, que abre caminhos – como a função da matrix cellula conceitual do próprio movimento: a aldrava, peça que, originariamente, foi usada para chamar a atenção, abrir portas, anunciar. A peça foi metonimicamente modificada e adaptada para o fim estético do movimento. Seu significado permanece, como vocação irrecorrível. Distribuição de livros, oficinas, visitas orientadas à Casa da Poesia – sede do Movimento – são alguns dos bastiões da utilidade pública do Aldravismo, como movimento cultural de amplo espectro. Os livros, que ora vêm a público, é, como seus antecessores, duas antologias do que se produz no âmbito do movimento. Alarga-se o campo de abrangência deste, por apresentar produções de vários pontos do país e do mundo. Por outro lado, amplia o horizonte de expectativas do próprio movimento, na consolidação de sua mascote, sua linha de força, sua pièce de résistance: a aldravia".
No que se refere ao Livro 02 das Quintas, o Prof. Dr. J. B. Donadon-Leal destaca: A quinta resulta da reflexão aldravista de auferir à palavra o status de unidade básica da poesia. Percebam que a poesia clássica tem como unidade básica a sílaba, da qual resultam os jogos métricos e os jogos de rimas. QUINTA é, portanto, “poema autônomo” (e não apenas estrofe de poema) de cinco versos, sendo que os quatro primeiros são compostos cada um com duas palavras e o quinto verso com uma única palavra, com o segundo verso rimando com o quinto; primeiro, terceiro e quarto versos no estilo verso livre. “isto, e apenas isto”!
Para a organizadora do evento, Andreia Donadon Leal, no segundo ano de Pandemia, diversos autores continuam a trilhar o caminho da criação e publicação poética, reunidos nestas duas antologias que falam de sentimentos, estações do ano, aspirações, desejos, vontades, toques suaves ou potentes, usando a arte sensível de tecer palavras para tocar a sensibilidade humana. A 10ª edição da Semana da Arte Aldravista é sinônimo de resistência e persistência do grupo dos poetas criadores da Aldravia e da Quinta.
Desde o ano de 2012, os escritores: Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal, José Luiz Foureaux de Souza Júnior e Hebe Rôla divulgam a arte aldravista na cidade de Mariana, em Minas, no Brasil e no exterior. Foram realizados inúmeros lançamentos de livros, exposições, oficinas de poesia, palestras e tertúlias no município e no exterior, divulgando a literatura e as artes visuais contemporâneas. A maioria dos eventos literários ocorreu em Mariana, trazendo inúmeros autores, amantes da poesia e artistas de outras cidades e estados brasileiros para a cidade.
A 10ª Semana da arte Aldravista e Feira de Livros “Estações de Mariana” tem a seguinte programação:
Bordados e Aromas de Mariana em Aldravias – Artesãs: Luciane Carneiro e Roseli Carneiro Silva
Exposição de livros: Aldrava Letras, Artes e Rabisco.
Exposição de Arte Aldravista – Andreia Donadon Leal
Agendamento de escolas: E-mail: deialeal@jornalaldrava.com.br
Número máximo de alunos: 15
Evento com todos os protocolos de segurança.
Uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.