Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Muriaé inicia “Direito na Escola” pelo CAIC
Notícias Gerais
Publicado em 04/10/2021

Com a presença do presidente do programa “Direito na Escola”, Lucas Andrade, a prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, deu inicio ao projeto que vai promover cidadania e direito para estudantes da Rede Municipal de Ensino.

A solenidade aconteceu na Escola Joaquim Ribeiro de Carvalho (antigo CAIC) no bairro Encoberta.

A aula inaugural do “Direito na Escola” contou com a presença do secretário de Governo, Paulo Sérgio Amaral (representando o prefeito José Braz), a secretária de Educação, Maria Amélia Queiroz Xaia, a adjunta de Educação, Andrea Medina, a presidente da 36ª Subseção da OAB, Dra. Graziela Porcaro; o autor da proposta, vereador Delegado Rangel; o diretor da escola, Ricardo Prata de Souza; a presidente da Comissão OAB vai à Escola, Dra. Josiane Alvim Stevanin, assim como o vereador Devail Gomes, advogados que ministrarão aulas, pais e alunos.

O projeto vai ter início naquela escola e depois vai ser levado para outras escolas municipais. A metodologia prevê aulas quinzenais de direito e cidadania, para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de oito escolas.

Segundo Lucas Andrade, “os professores do projeto – Direito na Escola – São professores de diversas faculdades de direito, advogados e estagiários, devidamente selecionados e capacitados”, destacou lembrando que, por trabalhar com jovens e crianças, é necessário uma abordagem séria, mas voltada e com linguagem de fácil entendimento. “Como é um projeto que envolve crianças e adolescentes, nossos professores passam por uma rigorosa seleção, capacitação e um intenso acompanhamento dos trabalhos feito pelos profissionais que compõe o corpo do Instituto”, explicou.

O idealizador da ideia na cidade, Delegado Rangel, enfatizou a “importância de educar orientando e criando e despertando a cidadania para direitos e deveres”.

O secretário de Governo, Paulo Sérgio Amaral, disse que o prefeito José Braz está sempre empenhado em oportunizar um espírito de cidadania em nossa gente. “Incluir disciplinas do direito nos ensinos fundamental e médio é importante, para que o indivíduo comece a ver desde cedo como funciona o seu município, a sua cidade”, explicou.

Maria Amélia Xaia, secretária de Educação, explicou que o processo será gradual, mas chegará ao público alvo. “Estamos empenhados ao máximo a mostrar ao aluno o seu valor e este ter o conhecimento de direito, deveres e obrigações”.

Comentários