LUCIA HELENA CHAVES
Assessoria PMM
A Associação Cultural da Maior Viola Caipira do Mundo acaba de inaugurar, oficialmente, um ‘Memorial’ para contar a história da construção, do projeto “Uma coisa puxa a outra” que culminou na construção do monumento no distrito de Boa Família, Muriaé. O local tem cerca de 2.500 habitantes e a escultura vem se tornando um marco naquela região. A viola foi feita em aço carbono e fibra de vidro, medindo 6 metros de altura, 2,10m de largura, 0,60 cm de espessura e ainda pesando quase 1 tonelada, construída pelo artesão Magno Zen que atendeu ao pedido da radialista.
Nesta quinta-feira, 27 de maio, aconteceu a inauguração do Memorial da Maior Viola Caipira do Mundo. Giani Carla é a autora do projeto cultural “Uma coisa puxa a outra” que está levando o distrito a ser transformado em ponto turístico. Estavam presentes a diretora da Fundarte, Gilca Napier, a secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral (representando o prefeito José Braz), as curadoras do Memorial, Giani e Ana Karla Santos, o cantor Gilson Vieira (autor do sucesso ‘Casinha Branca’), a vereadora, líder do Governo na Câmara, Miriam Facchini e o produtor de eventos, Marco Aurélio Machado. O violeiro Sérgio Braga, que fez o molde da viola também esteve na solenidade com a esposa.
“O objetivo deste memorial é preserva a história e contar às gerações futuras como foi construído, qual o objetivo e ainda manter viva a história de nossa gente”, disse a diretora da Fundarte Gilca Napier.
Para a idealizadora do projeto, preservar a história e ainda mostrar a importância do distrito de Boa Família é mais do que construir uma história, é manter viva a chama da Viola Caipira na região. “Tudo vai sendo construído aos poucos e, este é mais um pouco da história que começou em 19 de julho de 2019, quando inauguramos o monumento construído por Magno Zen”, finalizou ela lembrando que as pessoas que desejarem visitar o espaço poderão ir ao local ou agendar na própria Fundarte.
Turismo em Boa Família e região
Boa Família está sendo amplamente preparada para o turismo com organização de jardins, placas de boas vindas, repaginação das residências e o projeto de se estabelecer, no distrito, eventos gastronômicos. Na oportunidade, a equipe fez uma caminhada pela localidade para conhecer a rota “Caminhos por Boa Família”.
A Fundarte esta definitivamente decidida a desenvolver o projeto turístico do município e atrair grande visitação para distritos e patrimônios ambientais. “Estamos incentivando o turismo e alavancando novas perspectivas para mostrar nosso município para o Brasil. Uma destas iniciativas vem junto com o ‘Memorial’ deste grande monumento conhecido como ‘Maior Viola Caipira do Mundo’. Ficamos felizes por esta escultura haver sido tema do programa da TV Integração: ‘Tô Indo’. Agradecemos os esforços da idealizadora desta escultura, Giani Carla. Ela tem feito o nome de nossa região circular pelo Brasil”, concluiu a diretora da Fundarte, Gilca Napier.