Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições gerais de saúde, que pesam acima de 50 kg podem doar sangue. Essas pessoas devem ainda possuir estilo de vida saudável e não se expor a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Há várias situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente. Entre elas, o peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas etc.
Neste período de pandemia, muitos doadores diminuíram ainda aos postos de coletas,mas a necessidade nos hospitais ainda se mantém, por esta razão o Hemominas divulgou as datas em que fará a coleta em Muriaé.
Elas serão realizadas nos dias 7, 14 e 28 de abril (quartas-feiras), das 7h30 às 15h, na rua Dr. Ivan A. Porcaro, s/n – Centro (antigo Centro Viva Vida, ao lado do Hospital São Paulo).
A previsão do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, responsável pela ação, é atender 120 candidatos à doação por dia.