ÉLCIO FONSECA
Patos de Minas
Com a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia, está sobrando mais tempo para capacitação dos professores em Abaeté. No mês passado, quase 100 educadores de creches e escolas do participaram do Programa SOS Primeiros Socorros nas Escolas. O treinamento do Sistema Faemg/Senar/Inaes foi promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté e a Secretaria Municipal de Educação.
O programa aborda situações que podem acontecer no ambiente escolar, como ter que socorrer alguém durante uma convulsão, desmaio, engasgo ou até mesmo uma parada cardiorrespiratória. “Nosso objetivo é treinar os professores e funcionários das escolas para prestar o atendimento adequado, sem agravar as lesões, até a chegada do socorro definitivo, como o Samu”, explicou a instrutora Maria Raquel Diniz Ribeiro.
A educadora infantil Caroline de Oliveira Campos cuida de crianças de até três anos em uma creche. Ela já participou do Projeto Conviver e do curso de Saúde Bucal e já na fila para os próximos treinamentos. “Em 18 anos de trabalho, nunca havia recebido um treinamento como esse de Primeiros Socorros. Foi excelente. Quando eu voltar para sala de aula, estarei com outro olhar. O programa nos deu uma noção muito boa de como agir, se acontecer alguma coisa”.
Caroline em aula prática do programa
Qualificação
“Este curso é fundamental e ficamos felizes em capacitar nossos professores. Já tivemos relatos de atendimentos que foram feitos de forma inadequada, sob o risco de piorar a situação da criança ou adolescente. Essa parceria atende à necessidade constante de qualificação.” - Ivone Ferreira, secretária de Educação
“Ouvir, ver e sentir a satisfação dos profissionais da educação nos motiva a fazer sempre mais. Professores estão se aperfeiçoando e pedindo mais cursos devido à necessidade dos próprios alunos.” - Juliana Nobre, mobilizadora