A Escola Municipal Professora Esmeralda Vianna, localizada no bairro Inconfidência, será totalmente demolida e reconstruída pela prefeitura. A decisão foi tomada após avaliação dos secretários de Educação, Obras e Administração.
Uma avaliação preliminar demonstrou que a estrutura do prédio estava comprometida, com rachaduras e trincas e não permitiria uma recuperação em curto espaço de tempo, o que consumiria muito recurso financeiro do Poder Público Municipal e que não teria grande durabilidade. “Assim, demonstramos ao prefeito José Braz que não compensaria e, os estudantes do Inconfidência, precisariam de uma escola moderna, bem estruturada e acessível”, disse Maria Amélia, secretária de Educação.
O secretário de Obras, Carlos Kneip, referendou que a demolição vai começar na quinta-feira, 18 de fevereiro, e as obras de reconstrução, logo em seguida á retirada de entulho. “Vamos oferecer à população do bairro Inconfidência uma nova escola, moderna, com salas de aula, pátio de recreação, salas administrativas e de professores, cozinha, biblioteca, almoxarifado e banheiros adequados à educação infantil”, explicou.
Segundo o secretário de Administração, Edmar Pereira, a prefeitura de Muriaé analisou que a reconstrução da escola seria mais barato do que uma reforma no local. “O prédio estava comprometido e já não atendia às normas de segurança e, remendar ficaria bem mais caro para o município e, dentro do nosso orçamento, é possível atender bem os moradores daquele bairro”.
O prefeito José Braz disse na reunião que o mundo moderno requer mudanças para melhor e, além de atender as crianças que estudam ali. “Durante o período de construção da nova escola, vamos oferecer aulas em outro local, assim que forem liberadas pela secretaria de Saúde. Ninguém será prejudicado”, explicou o prefeito.