Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Tiro de Guerra e Junta de Serviço Militar convocam reservistas para atualização de dados cadastrais
Notícias Gerais
Publicado em 02/12/2020

Prazo para EXAR 2020 começa dia 9 e prossegue até 16 de dezembro. Apresentação é necessária apenas para militares que entraram para reserva nos últimos cinco anos

 

Militares de Muriaé e região que fazem parte da reserva do Exército Brasileiro devem se apresentar no Tiro de Guerra 04-016 ou na Junta de Serviço Militar entre 9 e 16 de dezembro para o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). A ação, realizada anualmente pelas Forças Armadas, tem como objetivo principal a atualização de dados e regularização da situação militar do pessoal da reserva.

 

Essa apresentação é necessária apenas para os integrantes da reserva que tenham se afastado do serviço ativo entre 1º de dezembro de 2015 a 30 de novembro deste ano, ou seja, nos últimos cinco anos.

 

Devem se participar do EXAR os seguintes militares: oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada que tenham concluído cursos realizados em órgãos de formação da reserva; portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) que tenham sido classificados em “situação especial”; e praças reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados.

 

No TG de Muriaé, o atendimento para este fim será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30min. Já a JSM estará aberta nesses mesmos dias das 12h às 17h. É necessário apresentar o Certificado de Reservista e identidade (ou documento equivalente).

 

Quaisquer dúvidas, os militares da reserva podem entrar em contato pelos telefones (32) 3729-1220 (Tiro de Guerra) e 3729-1221 (Junta do Serviço Militar).

 

EXAR PELA INTERNET

 

A outra opção para participação no EXAR é a atualização de dados via internet, pelo site: exarnet.eb.mil.br. De forma online, o período de realização do exercício será até 31 de janeiro de 2021.

 

Na impossibilidade de realizar a atualização nesses prazos, presencialmente ou pela internet, o reservista poderá se apresentar posteriormente para cumprimento do EXAR, porém, terá que arcar com o pagamento de uma multa, conforme previsto na Lei de Serviço Militar e seu regulamento.

Comentários