A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico vem priorizando as empresas da cidade, incentivando-as e facilitando a venda de produtos e serviços para o Poder Público.
Em 2017 o montante que permaneceu investido dentro do município foi de cerca de R$23 milhões, em 2019 o valor cresceu 122,46%, fechando em mais de R$51,5 milhões.
A seta para cima no gráfico se deve ao programa “Vende pra Gente” – iniciativa criada pela Prefeitura em 2018 que vem, desde então, incentivando e capacitando empresas locais a participarem de licitações públicas promovidas pela administração municipal.
O consultor Rogério Moreira, responsável pelo desenvolvimento do Vende pra Gente, explica que o programa tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre a Prefeitura e o empresariado local. “A ideia é que as empresas enxerguem o poder público como parceiro e, em contrapartida, que a administração encontre dentro do próprio município as soluções para muitas de suas demandas. O êxito deste trabalho faz com que os recursos continuem circulando na cidade, gerando assim mais empregos para população”, informa.
Metas e desafios para 2020
O planejamento do “Vende pra Gente” para 2020 já foi elaborado.
Neste mês de janeiro aconteceu uma reunião do programa, envolvendo representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Demsur e de órgãos parceiros, como Sebrae e CDL, além do consultor Rogério Moreira.
O calendário prevê a realização de 10 workshops para capacitação de empresários entre fevereiro e novembro, com um encontro a cada mês – o primeiro será no dia 19 de fevereiro, em horário e local a serem definidos. Também estão pautados eventos em parceria com o Sebrae e campanhas conjuntas com a CDL para as principais datas comerciais do ano.