A criança hospitalizada tem um sofrimento físico e emocional. Na brinquedoteca, a dor e o sofrimento podem ser aliviados através da atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal. Como o paciente foi afastado de suas atividades escolares e seu aprendizado pode ser prejudicado, na brinquedoteca é possível estimular o desenvolvimento cognitivo.
Por isso, o dia 16 de outubro foi muito especial para a diretoria, colaboradores e principalmente para as crianças do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella. Às 14h da tarde, com a benção do Padre Geraldo, e a presença da diretoria da Fundação Cristiano Varella e do Sr. Lael Varella, foi reinaugurada a Brinquedoteca do Hospital. A brinquedoteca ajuda a minimizar os efeitos da doença e seus tratamentos, assim como auxiliar no apoio familiar.
A brinquedoteca hospitalar tem como objetivo principal humanizar a saúde e promover o lúdico. Além disso, ela tem a capacidade de proporcionar socialização, compartilhar momentos de alegria, desenvolver a linguagem corporal e oral, realizar atividades psicomotoras, preservar a saúde emocional, preparar a criança para situações novas, procedimentos e consequências que estes procedimentos podem trazer e proporcionar um ambiente agradável para os familiares e acompanhantes interagir com a criança.
A fantasia muitas vezes é esquecida pela criança, sua realidade é tão cruel que não permite sonhar. Através do brincar o fantasiar e o imaginar podem ser recuperados.
A nova brinquedoteca do Hospital do Câncer de Muriaé ficou extremamente encantadora! Quem viu se apaixonou! Possui livros, brinquedos e jogos educativos e principalmente o essencial: amor e humanização.
No último mês, milhares de pessoas se mobilizaram por uma causa especial. As redes sociais tomaram conta de amor e solidariedade com um único objetivo: conseguir a visita da Turma da Mônica e do Maurício de Sousa. A visita ainda não foi possível, mas o Maurício de Sousa mandou seu recado! Enviou para o Hospital do Câncer de Muriaé um vídeo seu com a Turma da Mônica para os pequenos Túlio e Guilherme.
Nada se conquista sozinho... E foi com a ajuda de vários amigos e parceiros que o sonho compartilhado com todos de um novo espaço para os pequenos guerreiros que lutam contra um grande vilão, o câncer, foi realizado.