LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP
Fotos LC Muriaé Barra
Os três Clubes de Lions de Muriaé (Centro, Barra e Helen Keller) enviou representantes multiplicadores para a palestra sobre Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, que aconteceu na unidade do SESC.
O objetivo da reuniu foi lembrar a importância que se deve dar aos amigos, familiares e conhecidos que possam estar em depressão e com pensamentos de suicídio.
Estes multiplicadores poderão contribuir em seus clubes sociais e de serviço com a promoção, orientação e conscientização sobre os cuidados de saúde física e mental na melhor idade.
Os palestrantes foram profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que lembraram que as estratégias de abordagem sobre o tema precisam focar na vida, não na morte. A valorização da vida é a melhor forma prevenção ao suicídio.
Segundo as especialistas, a prevenção deve ser permanente, com ações regulares, tanto por parte dos governos, gestores, organizações, quanto dos próprios pacientes e seus familiares.
Depressão é doença e está associada, juntamente com outros fatores, a maioria dos casos de morte por suicídio. Doença tem que ser tratada. Siga sempre as recomendações do seu terapeuta ou psiquiatra.
Os dados de morte por suicídio no Brasil e no mundo são alarmantes. Segundo a pesquisa mais recente da Organização Mundial da Saúde, é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Em 2016, foram registradas mais de 36 mortes por suicídio por dia no país. A maior parte das vítimas são homens, quase três vezes mais que mulheres.