LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP
Fotos: Jornalista Silvan Alves
O sonho da radialista, apresentadora, narradora de cavalgadas e mestre de cerimônia, Giani Carla Aguiar Braga, se concretizou no final de semana com a inauguração da maior Viola do Mundo no distrito de Boa Família em Muriaé.
Giani Carla não esconde suas raízes rurais e se mostra, cada vez mais, que o grande nome feminino do Rádio das últimas décadas pode realizar seus sonhos e tirá-los do papel com garra e determinação.
Boa Família é um distrito de Muriaé com cerca de 2.500 habitantes e que, agora, pode entrar para os livros de recordes com a maior Viola do Mundo, uma escultura feita em aço carbono e medindo 6 metros de altura, 2,10m de largura, 0,60 cm de espessura e ainda pesando cerca de 500 Kg.
Giani Carla é a autora do projeto cultural “Uma coisa puxa a outra” que acabou culminando em um ponto turístico daquele distrito.
A noite desta sexta-feira, 19 de julho de 2019, por volta de 21h no espaço externo da residência de Giani Carla ganhou aquela peça considerada no momento, uma homenagem ao violeiro destas bandas de Minas Gerais, José Olavo (já falecido), homem simples desprovido de riqueza, muriaeense, monte altense e do mundo.
Uma grande placa de inauguração trouxe o nome de todos que contribuíram para o êxito do projeto, indo dos amigos que furaram o buraco no chão até aqueles que fizeram a pintura e iluminação do monumento. “Foi uma forma que encontrei em homenagear todos que colocaram a mão na massa, pegaram no pesado e me ajudaram a construir este sonho que vinha nutrindo a anos”, disse Giani.
A placa agradece o pessoal da Execução do Projeto como Sérgio Luiz Braga Gonçalves, Magno Antônio Zen, Isinho Dornelas, Mauro Antônio de Souza, Márcio Geovane Ferreira, Vander Bruni (Vandinho) e Pedro Paulo da Silva Ferreira, assim como outros agradecimentos para o pessoal da Fundação da obra, alunos do Workshop de Sérgio Sabo, Iluminação, colaboração, prefeitura de Muriaé e Fundarte. “Não podia ficar ninguém para trás” disse a radialista.
Muitos violeiros e artistas locais e regionais estiveram presentes, dentre eles, um destaque nacional, Gilson Vieira, um talento potiguar da música brasileira, compositor de grandes sucessos e parceiros de artistas nacionais. Ele é o autor da música sucesso “Casinha Branca”.