LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681
A Câmara Municipal de Muriaé terá, agora em dezembro, disputa pela presidência da Casa para 2019.
No ano passado, na disputa, Ademar Camerino conseguiu unificar os vereadores e se tornou presidente, mais uma vez, da Câmara neste ano de 2018.
Inscrições das chapas seguem até o dia 7 de dezembro e as eleições acontecerão no dia 11.
Tudo leva a crer que teremos três chapas na disputa. Uma encabeçada por Carlos Delfim que já se inscreveu e outra que pode vir encabeçada por Reginaldo Roriz ou Davi Lacerda. Roriz chegou a deixar o cargo de secretário municipal de Governo para entrar na disputa. Já Davi Lacerda vem de um acordo firmado pós-eleição em 2016 que lhe conferia a presidência da Casa após Ademar Camerino. Contudo, promessas feitas na política podem ser esquecidas.
Neste ano chegou-se a cogitar a alteração do mandato da Mesa Diretora de um para dois anos, como ocorre na maioria das Casas Legislativas no Brasil.
Outra mudança sugerida e que chegou a ser discutida por alguns vereadores é a escolha do presidente da Câmara no primeiro ano. Hoje o presidente é aquele com maior votação no pleito municipal.
Contudo, como nas demais Casas Legislativas, o presidente é escolhido em eleição direta pelos vereadores e não o mais votado.
Como o projeto não chegou a ser levado em pauta, deve ficar para o próximo ano debates neste tema.
Por enquanto, o que se sabe é que, Carlos Delfim quer retornar à presidência da Casa.