LUCIANA LUCIANA
Jornalista MG19681JP
O deputado federal Renzo Braz, de Muriaé, presidiu parte da sessão. Ele foi eleito 1º suplente de senador na chapa de Rodrigo Pacheco e Ana e tem grandes chances de assumir a cadeira naquela Casa de Leis.
Pouco mais de um mês após a última sessão, o Plenário da Câmara dos Deputados voltou a se reunir na terça-feira (09/10), mas o clima ainda era de eleições. Plenário tem sessão marcada para esta manhã. Na pauta, itens que estavam previstos na sessão de ontem, que foi adiada para hoje.
Durante a sessão, muitos deputados usaram a tribuna para agradecer o desempenho no pleito eleitoral e, ao mesmo tempo, para falar sobre o futuro do Brasil.
Sobre as eleições, 14 partidos não tiveram o desempenho mínimo nas urnas e ficam sem direito a fundo partidário e propaganda na TV. Você vai ver também qual o perfil da nova Câmara que vai tomar posse em 2019.
Por causa do resultado das eleições do dia 7 de outubro, só 21 dos 35 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral vão ter direito ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de propaganda em rádio e televisão em 2019.
Dentre os temas debatidos neste 09 de outubro estavam alguns como:
Fundo partidário: as regras, que já começaram a valer nas eleições desse domingo, provocaram mudanças na forma como as campanhas são feitas;
A nova Câmara, eleita no último domingo, tem uma maior representação de mulheres e negros, e uma mulher indígena;
A aprovação, pela Comissão de Seguridade Social, de proposta prevendo que mulheres grávidas poderão ter prioridade no acesso a remédios e outros insumos para a proteção contra surtos e epidemias.
Foto: Câmara federal