www.gazetadopovo.com.br
A CBF divulgou nesta semana o calendário do futebol brasileiro para 2019. Na temporada em que o Brasil receberá a Copa América no país, há novidades nas datas das competições e, entre as principais mudanças, está o limite de 21h30 para o inicio dos jogos noturnos.
A temporada 2019 inicia logo na virada do ano, dia 2 de janeiro, com o começo das pré-temporadas das equipes, que terá duração de até 18 dias. Os Estaduais terão 18 datas disponíveis e poderão ser disputados entre 20 de janeiro e 21 de abril.
Na sequência, o Campeonato Brasileiro da Série A terá início em 28 de abril e se estenderá até 8 de dezembro. A Série B, por sua vez, irá de 27 de abril até 30 de novembro. A Copa do Brasil começará dia 6 de fevereiro e as finais ocorrerão nos dias 4 e 11 de setembro -- ou seja, o mata-mata terminará antes na comparação com 2018.
Como ocorreu em 2018, por causa da Copa do Mundo, o calendário será modificado por causa da disputa da Copa América no Brasil, de 14 de junho a 7 de julho. Neste intervalo de tempo, as competições nacionais serão interrompidas. O Brasileirão vai parar dia 12 de junho.
Os campeões da Libertadores e da Sul-Americana serão conhecidos em setembro.
“Um dos grandes desafios da CBF é aprimorar o calendário, distribuir melhor as competições durante o ano e oferecer aos torcedores dias e horários de jogos cada vez melhores. Fizemos um movimento nesta direção e vamos avançar mais em 2020”, comentou Rogério Caboclo, Diretor Executivo de Gestão e presidente eleito da CBF em declaração ao site da entidade.
Confira a arrumação do calendário 2019
- Pré temporada: a partir de 2 de janeiro.
- Estaduais: 20 de janeiro a 21 de abril.
- Copa do Brasil: 6 de fevereiro a 11 de setembro.
- Pré-Libertadores: começa em 6 de fevereiro.
- Libertadores: inicia em 6 de março e finaliza 23 de novembro.
- Sul-Americana: 6 de fevereiro a 9 de novembro.
- Brasileiro da Série A: 28 de abril a 8 de dezembro.
- Brasileiro Série B: 27 de abril a 30 de novembro.
- Copa do Brasil: início no dia 6 de fevereiro e finais marcadas para 4 e 11 de setembro"