LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP - Adesguiana
A Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), Delegacia de Uberlândia, encerrou o seminário “Panorama Regional, Geopolítica Mundial e Revolução Socialista” realizado no auditório do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BIMec).
O seminário teve importante palestra com o General/EB Rocha Paiva (General de Brigada, Luiz Eduardo Rocha Paiva, pós graduado “Lato Sensu” em Política, Estratégia e Alta Administração Militar. Ele é professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, mendo da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e colaborador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército).
O general/EB Rocha Paiva foi entrevistado recentemente pela jornalista Miriam Leitão e foi uma das mais comentadas em todos os níveis políticos.
General Rocha Paiva comandou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e recebeu diversas condecorações e medalhas nacionais e estrangeiras, assim como publicou artigos sobre temas políticos e estratégicos em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
Gal/EB Rocha Paiva falou, em dois dias, sobre os temas: “Geopolítica global – reflexos para soberania e defesa nacional” e “A revolução Socialista permanente no Brasil”.
O delegado da Adesg Uberlândia, Eduardo Luiz da Mata Gonçalves, explicou que o seminário serve para entender melhor o aspecto mundial na conjuntura atual e, desta maneira, dirimir dúvidas dos estagiários e da sociedade, principalmente de temas comuns aos cotidiano e que muitos deixam passar por não entender bem como o Brasil lida com as mudanças no exterior.
A plateia formada por convidados, adesguianos e estagiários se surpreenderam com as assertivas colocações e visão clara do sistema atual.
Ao final da palestra, todos presentes aplaudiram de pé a intervenção.