LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP
Parece matéria replicada, ou repostada, até as fotos se parecem, mas é fato novo.
Nossa Equipe já mostrou noutras matérias o abandono da quadra na Vila Cavalier, bairro Aeroporto, ao lado da Escola Municipal Professora Zélia Barros Carneiro.
O serviço é feito pelo Poder Público Municipal, somente quando a reportagem da Rádio Cidadã entra em ação e por vários dias, até que se limpem o local, nossa equipe de reportagem demonstra a toda semana como está o local. Depois de limpo, não há manutenção ou alguma utilização apropriada do local, manutenção e nada utilizado. Tudo volta como antes e, mais uma vez, fomos chamados por moradores p mostrar o abandono do local.
O espaço público é o primeiro tema quando se discute planejamento urbano das cidades contemporâneas. Diversos países desenvolvidos são admirados pela qualidade que apresentam na concepção desses espaços.
Sabemos que os espaços públicos desde a sua concepção estão intimamente conectados à expressividade social e política.
Indignada com a situação da quadra de esportes próxima à casa, a estudante Lúcia, de 16 anos, mandou um WhatsApp para nossa webrádio denunciando o caso.
Ela mora no local com a família há mais de cinco anos e reclama que não pode brincar com o irmão e amigos porque o local está abandonado e sem manutenção há meses.
Ela contou que a mãe e seus vizinhos já enviaram diversas reclamações à prefeitura solicitando alguma revitalização, mas nunca obtiveram um retorno.
Por causa da falta de reformas, as grades da quadra esportiva estão repletas de ervas daninhas, a trave para o gol está totalmente enferrujada, e o cesto para basquete não existe mais. Além disso, o mato no entorno provoca risco e ameças de animais peçonhentos.
Segundo Lúcia, por conta da falta de cuidados na quadra, o local se transformou em ponto de encontro para moradores de rua e usuários de drogas.
Mais uma vez esperamos que a prefeitura limpe o local, reconstrua a quadra, reinstale traves e tabelas de basquete. Também passe a utilizar o espaço com atrativos esportivos para os jovens do bairro Aeroporto. Afinal, é espaço público construído, falta apenas ser bem utilizado.