Uma denúncia de sujeira e mau atendimento devido a obras estruturais na UBS São Francisco preocupou moradores que procuraram a Rádio Cidadã de Muriaé que verificou, in loco, que realmente está ocorrendo trabalhos de alvenaria no local e, por isto, está provocando sujeira e deixando o local com entulho de obras, poeira e problemas pontuais.
Diante dos fatos a equipe da rádio Cidadã de Muriaé procurou o setor de comunicação da prefeitura de Muriaé que enviou nota respondida pelo secretário adjunto da Saúde, Wescley de Sousa.
Os questionamentos feitos pela Rádio Cidadã de Muriaé foram:
Quem foi responsável por liberar a obra de reforma e não suspender ou transferir a unidade para outro local?
Qual o prazo para a obra ser concluída?
Porque as portas para o consultório odontológico não comportar uma pessoa com cadeira de rodas?
Como pode vacinar e fazer curativos num ambiente cheio de poeiras?
O cidadão/contribuinte com seus impostos vai sair dali com mais complicações?
Por que a unidade não tem Ajudante de Serviços Gerais?
VEJA A RESPOSTA DO PODER PÚBLICO
“A Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco está recebendo uma reestruturação do piso das rampas e outras pequenas readequações. O serviço está sendo realizado nos finais de semana, evitando qualquer tipo de transtorno para usuários e pacientes.
As mudanças estão sendo realizadas para melhorar o atendimento ao paciente. Não há entulhos em meio às passagens ou corredores, o local está completamente limpo. Segundo o secretário adjunto de Saúde, Wescley de Sousa, são pequenas reformas para qualificar a prestação de serviços à população. “Estamos fazendo adequações. Realizaremos a pintura de uma das salas para deixá-la pronta para ser usada como mais um consultório. Naquela UBS, que é do tipo três, ou seja, abriga três PSF’s (programas de saúde da família). Estamos com quatro médicos atendendo todos os dias naquela Unidade”, informou ele, dizendo que não há necessidade de transferir os serviços.
A sala que receberá uma nova pintura, localizada no segundo andar, receberá mais um consultório médico. As rampas de acesso ao segundo andar, assim como a sala de recepção, estão aguardando a troca de piso (azulejos). Os funcionários da obra só estão trabalhando aos finais de semana.
A limpeza interna da Unidade é feita pelos apenados que trabalham em parceria com a Prefeitura de Muriaé e Demsur”, destaca a resposta.