A estrutura do prédio de produção de medicamentos por gravidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), cuja construção está paralisada há mais de 30 anos, será reaproveitada e ganhará uma nova finalidade por determinação do Governo de Minas. No antigo prédio inacabado e abandonado será construída a Unidade de Biotecnologia Computacional e Prototipagem. O investimento do projeto é de cerca de R$ 10 milhões.
A nova unidade vai atuar, por meio de plataformas, como uma ponte entre a pesquisa científica e a área industrial da Funed, com foco no desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. A iniciativa busca aproximar o conhecimento gerado pela pesquisa e a experiência industrial da instituição, para transformar descobertas científicas em produtos que possam chegar à população e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o presidente da Funed, Felipe Attiê, parte dos projetos atualmente desenvolvidos em outras áreas da Fundação será transferida para a nova unidade, além de outros novos que serão implantados, concentrando iniciativas estratégicas com alto valor agregado de pequena escala em um mesmo espaço.
“O governador Mateus Simões já determinou a implantação da Unidade de Biotecnologia Computacional e Prototipagem que prevê o aproveitamento da estrutura da fábrica inacabada (Unidade IV). A unidade permitirá que a Funed identifique com mais rapidez oportunidades para pesquisar, desenvolver e incorporar produtos inovadores, ampliando sua capacidade de criar soluções estratégicas para a saúde pública. A previsão é que a nova unidade entre em operação no final do segundo semestre deste ano’’.
Unidade IV: do abandono a nova conquista
A construção da Unidade Fabril IV foi planejada no governo Hélio Garcia para ampliar a produção da Unidade I. A nova estrutura receberia a produção de medicamentos pelo método de via úmida, por gravidade. Nesse processo, os ingredientes são misturados a um líquido que faz com que as partículas se aglutinem, formando pequenos grânulos, que depois passam por uma etapa de secagem. A produção por gravidade é organizada em níveis, de modo que o material avança pelas etapas apenas caindo de um nível para outro, aproveitando a ação da própria gravidade. Essa forma de produção tornou-se obsoleta e não é utilizado mais na indústria farmacêutica.
