Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Governo Federal amplia investimentos em educação em Minas Gerais e fortalece expansão do IFMG
Por Luciana de Oliveira Archete
Publicado em 20/06/2026 09:00
Notícias Gerais

 

Minas Gerais está recebendo um dos maiores volumes de investimentos educacionais dos últimos anos. Por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Novo PAC, o Governo Federal está destinando mais de R$ 2,1 bilhões para ações voltadas à educação básica, profissional, tecnológica e superior em todo o estado. Os recursos contemplam novas unidades de ensino, obras de infraestrutura, hospitais universitários, programas de permanência estudantil e ampliação do acesso à educação pública de qualidade.

Entre os destaques está o fortalecimento do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que recebe importantes investimentos para expansão e modernização de sua estrutura. Somente para o novo Campus Bom Despacho, estão previstos R$ 9,4 milhões destinados à vistoria e acompanhamento da implantação da unidade, além de R$ 7,4 milhões para o início das obras do bloco didático. Outro investimento importante é a destinação de R$ 1,9 milhão para as obras da quadra poliesportiva do Campus Formiga, sendo R$ 1,7 milhão oriundos do Novo PAC.

Os investimentos fazem parte de uma estratégia nacional voltada à ampliação da oferta de ensino técnico e tecnológico, considerada uma das principais ferramentas para a formação profissional e a geração de oportunidades para jovens e trabalhadores.

Na área da Educação Profissional e Tecnológica, Minas Gerais será contemplada com nove novos campi dos Institutos Federais, além de 74 obras de melhoria em 50 unidades já existentes. A expansão reforça a presença da rede federal de ensino em diversas regiões do estado, ampliando o acesso à educação gratuita e de excelência.

Os recursos também chegam à Educação Básica. Entre as ações previstas estão a construção de 131 novas creches, a retomada de 123 obras paralisadas em creches e escolas, a implantação de 34 novas escolas de tempo integral e a entrega de 193 ônibus escolares para municípios mineiros.

Além disso, programas federais continuam beneficiando diretamente estudantes e redes de ensino. Atualmente, mais de 632 mil estudantes da rede pública mineira são atendidos pelo programa Pé-de-Meia, enquanto 152,2 mil matrículas em tempo integral recebem incentivo federal. Outro destaque é a conectividade escolar, com cerca de 9 mil escolas do estado contempladas com acesso à internet.

No ensino superior, os investimentos incluem a criação de um novo campus universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a realização de 50 obras de melhoria em 26 campi de universidades federais mineiras, além da implantação de dois novos hospitais universitários e melhorias em outras unidades hospitalares vinculadas às instituições federais de ensino.

Os investimentos reforçam o compromisso com a expansão da educação pública, a valorização da formação profissional e o fortalecimento das oportunidades para estudantes de todas as regiões de Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Comentários