O Centro de Memória Histórica de Porciúncula Professor Gerzio Barreto Calzolari participou da 24ª Semana Nacional de Museus, realizada entre os dias 18 e 22 de maio de 2026, integrando a mobilização cultural promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A iniciativa nacional reuniu mais de 3 mil atividades em 1.004 museus distribuídos por 401 cidades brasileiras, com ações voltadas à valorização da memória, da educação, da cultura e do fortalecimento do acesso da população aos espaços museológicos.
Em Porciúncula, a programação contou com visitas guiadas, ações educativas e atividades de valorização da memória local, aproximando estudantes, pesquisadores e a comunidade do trabalho desenvolvido pelo Centro de Memória Histórica.
Neste ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi “Museus: unindo um mundo dividido”, destacando o papel dos museus como espaços de diálogo, reflexão, intercâmbio cultural e fortalecimento da democracia.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Vitor José, a participação de Porciúncula na Semana Nacional de Museus reafirma o compromisso do município com a preservação histórica e o acesso à cultura.
“Os museus são lugares onde a memória encontra o presente. Preservar documentos, fotografias e objetos históricos é também preservar as histórias das pessoas e a identidade de uma cidade. A Semana Nacional de Museus nos lembra que a memória precisa estar viva, acessível e próxima da comunidade”, destacou o secretário.
A Secretaria Municipal de Cultura ressaltou ainda que o Centro de Memória Histórica de Porciúncula vem ampliando suas ações de preservação documental, pesquisa e educação patrimonial, fortalecendo o trabalho de salvaguarda da história do município.