Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Em parceria com a FBG, AMG e Acelbra-MG promovem caminhada de conscientização em Belo Horizonte
Evento aberto ao público marca o início da campanha nacional “Pode ser doença celíaca” e reforça a importância do diagnóstico precoce
Publicado em 16/05/2026 08:30
Notícias Gerais

 

No próximo dia 17 de maio, Belo Horizonte recebe uma mobilização especial voltada à conscientização sobre a doença celíaca. Promovida pela parceira entre a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Associação Mineira de Gastroenterologia e a Acelbra-MG, a caminhada “Maio Celíaco” reunirá a população em uma manhã de atividades ao ar livre, informação e incentivo à saúde.
Aberto ao público, o evento contará com caminhada, sorteios e ações educativas sobre os principais sinais da doença celíaca, além de orientações sobre diagnóstico, tratamento e qualidade de vida. A iniciativa marca o início oficial da campanha nacional da FBG “Pode ser doença celíaca”, criada para ampliar o debate sobre o alto índice de subdiagnóstico da condição no Brasil.
Estima-se que cerca de 1% da população mundial conviva com a doença celíaca. No Brasil, isso representa entre 2 e 2,5 milhões de pessoas. Apesar disso, especialistas alertam que até 80% dos casos ainda permanecem sem diagnóstico, principalmente pela variedade de sintomas e pela semelhança com outras condições gastrointestinais.
Entre os sintomas mais comuns estão dores abdominais, diarreia, distensão abdominal, anemia, fadiga e perda de peso, mas a doença também pode se manifestar de forma silenciosa, dificultando sua identificação precoce. Outro fator que preocupa os especialistas é o aumento do autodiagnóstico e da retirada do glúten da alimentação sem acompanhamento médico, prática que pode atrasar ainda mais a confirmação correta da doença.
Segundo Daniel de Albuquerque Terra, especialista titular pela FBG, iniciativas de conscientização são fundamentais para reduzir o tempo até o diagnóstico e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.“ A falta de informação ainda é uma grande barreira. Muitas pessoas convivem por anos com sintomas recorrentes sem imaginar que podem ter doença celíaca. Nosso objetivo com a campanha é justamente ampliar o conhecimento da população e incentivar a busca por avaliação especializada”, destaca o médico.

O especialista reforça que o diagnóstico precoce pode evitar complicações importantes e transformar a rotina dos pacientes. “Hoje temos mais informação e mais possibilidades de acompanhamento adequado. Quando existe atenção aos sinais e suporte correto, conseguimos melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas”, finaliza.

Comentários