O Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), elaborado pela SumUp e que acompanha o nível de atividade econômica dos micro e pequenos negócios, registrou 115,76 pontos em janeiro em Minas Gerais. O resultado representa uma alta mensal de 3,81%, indicando um início de ano marcado por crescimento moderado, porém consistente no estado.
No recorte anual, o indicador apresenta avanço de 16,63%, reforçando a resiliência do empreendedor mineiro e a capacidade de manutenção da atividade econômica ao longo dos últimos meses.
“O desempenho de janeiro mostra que os pequenos negócios em Minas Gerais seguem em um caminho de crescimento gradual e sustentável. A combinação de estabilidade e avanço anual positivo reforça a importância desses empreendedores para a economia regional”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para a América Latina.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.