A Direção-Geral da Saúde de Portugal informou nesta quarta-feira que até agora não foi registrado nenhum caso de intoxicação ligado ao consumo de leite infantil artificial no país, mesmo com a retirada de alguns lotes do mercado por precaução.
As autoridades europeias de saúde emitiram alertas depois que foi detectada em alguns lotes de leite a presença de uma toxina chamada cereulida, que pode provocar náuseas, vômitos e diarreia, especialmente em bebês.
Em Portugal, as empresas responsáveis pelos produtos iniciaram uma recolha voluntária desses lotes e a medida está sendo acompanhada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica.
A DGS pediu aos pais e responsáveis que verifiquem o número de lote nas embalagens de leite NAN e Aptamil que tenham em casa. Se o número estiver na lista de produtos afetados, é recomendado interromper o uso imediato e entrar em contato com a fabricante para saber como proceder com a devolução.
Os especialistas dizem que, se um bebê consumiu algum dos lotes sob investigação, os responsáveis devem observar a criança nas horas seguintes, pois os principais sintomas de intoxicação são náuseas e vômitos repentinos, que normalmente melhoram no mesmo dia. Caso os sinais não diminuam ou piorem, os pais devem procurar um médico ou ligar para a linha de saúde pública.

