Cursos de capacitação promovidos pelo Governo de Minas Gerais estão reunindo produtores rurais da Zona da Mata mineira interessados em adotar práticas ambientais sustentáveis. No dia 26 de outubro, o município de Guarani recebeu produtores rurais da região para um dia de campo, no qual foram demonstradas técnicas de integração de lavoura, pecuária e floresta e técnicas de recuperação ambiental das áreas de preservação permanente.
Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Emater demonstraram práticas de conservação de solo, como reflorestamento de topos, morros e encostas, recomposição de matas ciliares e cercamento de nascentes e de cursos d’água. Os produtores rurais estarão capacitados para realizar o reflorestamento de áreas degradadas na bacia do rio Paraíba do Sul, que faz parte do projeto Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira, que tem apoio e recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF – Global Environment Facility) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O IEF coordena o projeto em Minas e conta com a parceria da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Os produtores interessados em participar da iniciativa receberão mudas e materiais para cercamento de áreas, além de assistência técnica. A iniciativa também pretende gerar benefícios com a captura e manutenção de estoques de carbono relacionados às mudanças do uso da terra.
O analista ambiental do IEF e coordenador do projeto, Marcelo Massaharu Araki, explica que o programa busca ainda somar esforços entre os governos estaduais, incentivando os proprietários de terras privadas a fazer o manejo sustentável das áreas. “A promoção de atividades de restauração ecológica de florestas nativas favorece a regeneração natural”, afirma.
Araki explica que o público alvo são produtores rurais, mas também estão sendo convidados gestores municipais, que atuarão como multiplicadores das técnicas. “Em Guarani, estiveram presentes 66 produtores rurais e também tivemos o apoio da Polícia Militar, além do Centro de Educação Ambiental do Povo do Vale do Rio Pomba”, observa.
As atividades do projeto começaram em setembro, nas cidades de Leopoldina, Ubá e Além Paraíba, com reuniões para divulgação do projeto. No dia 22 de novembro, será a vez do município de Guiricema receber as atividades do projeto. A reunião será realizada na Câmara Municipal do município, a partir das 13h.