Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Servas e forças de segurança de Minas Gerais se unem na campanha Cartas de Natal
Com a iniciativa, mais de 2 mil crianças, adolescentes e idosos terão seus desejos atendidos e receberão mais do que presentes, mas também muito afeto
Publicado em 19/12/2025 15:30
Notícias Gerais

O espírito natalino aqueceu os corações em Minas Gerais nesta quarta-feira, 17 de dezembro. A Tenda do Palácio da Liberdade foi cenário de um encontro emocionante, onde o Servas recebeu as forças de segurança do estado para a entrega dos presentes da campanha "Cartas de Natal", que serão doados a instituições socioassistenciais cadastradas na rede Servas.

 

A iniciativa alcançou um marco significativo com a adoção de 2.077 cartas. Os pedidos e sonhos foram de crianças, adolescentes e idosos atendidos por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Serviços de Acolhimento Infantil e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).

 

A presidente do Servas, Christiana Renault, destacou a importância da ação, afirmando que "este encontro representa muito mais do que a entrega de presentes. Ele expressa uma escolha clara do Servas, que é a de reconhecer que a proteção social e a segurança pública caminham juntas e se fortalecem mutuamente." Ela recebeu representantes das instituições beneficiadas e das corporações parceiras, que foram fundamentais para a mobilização solidária.

 

Participaram desta corrente do bem a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Gabinete Militar do Governador (GMG) / CEDEC-MG, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG).

 

Para celebrar, as corporações prepararam momentos especiais. Houve apresentação da Academia Musical Orquestra Show da Polícia Militar de Minas Gerais, apresentação do Grupo de Operações com Cães da Polícia Penal de Minas Gerais, e, para a alegria de todos, a tão esperada chegada do Papai Noel e dos mascotes das forças de segurança. Foi um belo exemplo de união, cuidado e solidariedade, valores que engrandecem o período natalino e fortalecem os laços sociais.

 

Juntos por um bem maior

Representantes das forças de segurança de Minas Gerais reforçaram a importância da atuação conjunta com o Servas em ações de impacto social. Para o diretor-geral da Polícia Penal de Minas Gerais, Leonardo Mattos Alves Badaró, “contribuir com esse projeto ordenado pelo Servas, assim como em outras oportunidades, reafirma o papel fundamental da Polícia Penal no contexto social”.

 

O envolvimento institucional também foi ressaltado pelo Chefe do Estado-Maior e SubComandante da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Maurício José de Oliveira, que representou o comandante-geral coronel Carlos Frederico Otoni Garcia: “Parabenizo o Servas pelo trabalho que desempenha, com seu olhar cuidadoso e acolhedor na promoção da assistência social em Minas Gerais. Agradeço por convidar a Polícia Militar para participar dessa importante ação das Cartas de Natal”.

 

“Eu fico muito feliz quando eu vejo o esforço do Servas de reunir todas as forças de segurança em prol de uma causa muito bonita, uma causa que aquece o nosso coração”, destacou o Chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

 

A união das corporações em torno de um propósito solidário também foi enfatizada pela comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, ao ressaltar que a iniciativa vai além da atuação operacional: “Estamos unidos para abraçar um propósito comum, que é levar esperança, cuidado e carinho. Um gesto muito simples, mas que mostra que proteger a sociedade também se faz com solidariedade, com empatia e com presença humana.”

 

A delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge, também ressaltou o impacto social da campanha, em uma mensagem direcionada às instituições socioassistenciais presentes: “Eu gostaria de pedir a todos os representantes das entidades beneficiadas que levem, de fato, um abraço das Forças de Segurança. Esperamos que nós tenhamos contribuído para que o Natal das mais de duas mil pessoas que serão contempladas com esses presentes seja mais feliz.”

 

Dinorá Carla, vice-presidente do Servas e Dra. Christiana Renault, presidente do Servas

 

Ações do Servas

 

Neste ano, mais de 200 mil pessoas foram acolhidas pelas ações do Servas, realizadas em parceria com instituições, empresas e voluntários. Iniciativas como o Natal que Acolhe e o Dia D arrecadaram mais de 5 mil itens. A chuva de pelúcias arrecadou mais de 5 mil pelúcias. O almoço de Natal para idosos com o chefe Leo Paixão acolheu 86 convidados e a Sessão Descoberta de cinema proporcionou a experiência do cinema a 89 crianças em situação de vulnerabilidade.

 

“A adoção das cartinhas de Natal integra a campanha de Natal do Servas 2025 e traduz, de forma simples e profunda, aquilo que orienta o nosso trabalho. Cada sacola entregue hoje carrega mais do que um presente, ela leva a mensagem de que estamos presentes, atentos e comprometidos. Para quem recebe, isso significa dignidade. Para quem atua, significa responsabilidade. Para todos nós, significa confiança”, conclui Christiane Renault.

 

Christiana Renault, presidente do Servas, com representantes das forças de segurança de Minas Gerais no evento de entrega dos presentes da Cartas de Natal
Comentários