A Rede Municipal de Ensino de Porciúncula celebra uma conquista de destaque estadual. A estudante Maria Júlia de Jesus Silvério, do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Orlinda Veiga, conquistou o 2º lugar no Estado do Rio de Janeiro, na categoria Poesia – Grupo 1, no Prêmio do Ministério Público do Trabalho do RJ.
O prêmio reconhece produções que abordam o combate ao trabalho infantil, tema trabalhado com os estudantes da rede municipal por meio de ações pedagógicas voltadas à conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente.
O trabalho foi desenvolvido pela professora Juliana Garona Ferreira da Silva Siqueira, com coordenação do projeto na unidade escolar pela diretora adjunta Renata Maurício de Souza Lima e coordenação local no município por Aline Aparecida de Barros Mazotto.
Como reconhecimento, Maria Júlia recebeu um smartphone, enquanto os profissionais envolvidos foram contemplados com tablets, prêmios enviados pelo Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro.
A conquista reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com uma educação que promove cidadania, consciência social e protagonismo estudantil.
Poesia vencedora – “Infância roubada”
No brilho da manhã tão cedo.
Um menino com olhar sem brinquedos
Carrega nas mãos a dureza do dia
Trocar a escola pela padaria.
Enquanto outros correm no chão.
Ele empilha caixas com coração
Seu corpo é pequeno, o fardo é maior
E a infância se vai
Sem dó e sem amor.
Trabalho infantil é ferida calada
É uma infância mal começada
É negar o sonho,
Perder a flor.
É crescer sem rumo,
Sem cor.
Que cada dia
Crianças possam brincar,
Aprender, cair e levantar.
Que o mundo escute esse apelo urgente.
Infância é direito
Não é expediente.
Que todos escutem esse apelo
Criança precisa ser criança
E não uma mão de trabalho
E nem um fardo a ser carregado.



