Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Câmara certifica 25 estudantes do Parlamento Jovem de Muriaé
Publicado em 27/11/2025 11:41
Notícias Gerais

 

A Câmara de Muriaé realizou ontem o encerramento das atividades 2025 do Parlamento Jovem – projeto desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais – focado na formação política dos estudantes do ensino médio.  Este ano, 25 estudantes muriaeenses de escolas públicas e privadas concluíram o projeto e foram certificados.

No Parlamento Jovem, o jovem tem a oportunidade de conhecer e vivenciar a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da ALMG, por meio da sua Escola do Legislativo e as cidades participam através de suas câmaras municipais, como é o caso da Câmara de Muriaé, que são as parceiras do programa.

A cada edição anual, os estudantes escolhem e debatem um tema de relevância social. Eles encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema, ao final das atividades. Essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à ALMG.

Os estudantes do Parlamento Jovem de Minas Gerais, todos do ensino médio, participaram de várias atividades ao longo do ano que incluíram interação com o PJ de outras cidades, no caso de Muriaé os jovens estiveram em Ubá e Viçosa e o encontro final em Belo Horizonte.

Na Etapa Municipal, são realizadas oficinas de formação política, temática e os encontros regionais. Entre as tarefas dos jovens parlamentares estão realizar diagnóstico local, a fim de verificar como o tema da edição se desdobra no seu município, elaborar propostas sobre o tema da edição, que podem resultar em políticas públicas ou outras ações do Legislativo ou do Executivo e sugerir um tema para a edição seguinte. 

Na solenidade de encerramento das atividades de 2025 em Muriaé, o presidente da Câmara, Vereador Evandro Cheroso (SOLIDARIEDADE) reuniu os vereadores, familiares dos jovens parlamentares, representantes das escolas e diversas autoridades, certificando os 25 estudantes por suas atividades no PJ em 2025.

Em Muriaé, o Parlamento Jovem é coordenado pelas advogadas Beatriz Cascardo e Caroline Guedes e foram certificados os estudantes:

Ana Luyza Almeida Costa

Clara Oliveira Muniz

⁠⁠⁠Davi Alves da Silva

Elaine de Carvalho Alves

Enzo de Paula Abreu Almeida

Felipe dos Santos Barbosa

Felipe Lopes Couri

Francisco Soares Machado Neto

Gabriel Souza Silva

Guilherme Alves Marum

Heitor Martins Vieira de Assis

Helena Rufino Araújo

Júlia Silveira Stoque

Lavínya Duarte Secunho

Maria Clara de Castro Soares

Maria Eduarda Lopes Mota

⁠⁠⁠Mariana Brum Bertholdo

Mariellen de Souza Do Bem Brandão

Monalisa de Souza Berriel

Paola Gonçalves Reis

Rewryson Daniel Benedito de Farias

Rafaela Vital de Souza

Ryan Vidon de Alemeida

Sofia Evellyn Carvalho

Tulio Octávio Ridolphi

Comentários