O câncer de mama é, ainda, um dos grandes desafios do setor da saúde no Brasil. Apesar dos avanços nos tratamentos, os números da doença continuam preocupantes. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2025 estima-se que 73.610 novos casos sejam diagnosticados, com uma taxa de 66,54 ocorrências a cada 100 mil mulheres, além de 18 mil mortes. Esse cenário reforça a importância do Outubro Rosa como um movimento para reforçar ações de conscientização sobre o tema.
Em meio a esse cenário, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) vai promover um encontro em celebração ao Outubro Rosa no dia 03 de outubro, às 15h30, no Mitra Restaurante, em Belo Horizonte. O evento contará com um talk show com a presença de mulheres que são referências no setor de transporte, trazendo inspiração, conhecimento e histórias de superação.
Participam do bate-papo a diretora-adjunta do Instituto de Transporte e Logística (ITL), Eliana Costa, que soma 45 anos de carreira dedicados à gestão do transporte rodoviário de cargas, riscos e seguros. É também defensora da equidade de gênero, ela integra o movimento “Vez e Voz – Mulheres no TRC”, o comitê intersetorial da ANTAQ e idealizou o projeto “Mulheres do Transporte – trajetórias que inspiram”. Outra convidada é a ex-caminhoneira, empresária e idealizadora do Movimento Seja Águia, Paulla Demenegh.
Haverá também uma palestra especial, cujo o tema é “Liderança Feminina”, que será ministrada por Laélia Pinto, consultora de negócios e mentora de liderança, com mais de 15 anos de experiência em gestão. Ex-coordenadora de Genética Molecular do Hermes Pardini, Grupo Fleury, ela atua hoje no desenvolvimento de líderes e gestores para posições estratégicas, além de consultoria em processos e planejamento estratégico.
A iniciativa busca celebrar a união, o cuidado e o protagonismo feminino, fortalecendo ainda mais a representatividade das executivas no transporte e na logística.

