Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Wadson Ribeiro, gerente da Finep, recebeu a Ordem do Mérito Legislativo de Minas Gerais
Comenda destaca diálogo e convergência nos 190 anos do Parlamento
Publicado em 17/09/2025 16:39
Notícias Gerais

Celebrando os 190 anos do Parlamento Mineiro e tendo a primavera como inspiração, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concedeu, nesta terça-feira (16/9/25), a Ordem do Mérito Legislativo a pessoas e instituições reconhecidas por iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania. “Servir à sociedade é a mais elevada forma de justiça e, com esse espírito, entregamos a maior distinção dada pela Assembleia de Minas”, afirmou o presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), em pronunciamento.

A cerimônia de agraciamento foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, com apresentação do músico Marcus Vianna e a presença de presidentes de outras assembleias que também completam 190 anos de história este ano.

Tadeu Leite exaltou a presença de parlamentares de outros estados e deputados mineiros, destacando que a trajetória do Parlamento é uma construção de muitos, feita em conjunto. “Um Parlamento forte é a garantia da liberdade de um povo e é isso que nos move diariamente ao longo de quase dois séculos. Nossa razão de existir é tornar possível o necessário e trabalhar para transformar sonhos em realidades, sempre em busca do bem comum.”

Outro destaque da cerimônia foram as imagens de ipês espalhadas pelo Grande Teatro, simbolizando a renovação e a esperança associadas à próxima estação do ano e à trajetória da Assembleia nesses quase dois séculos de história. Para o presidente da ALMG, eles refletem o encontro entre a leveza e a persistência, o raro equilíbrio entre legado e mudança.

Dentre os homenageados estavam o ex-deputado federal Wadson Rodrigues, atual gerente do Finep, no Rio de Janeiro.

Além de emblemáticos para o cerrado mineiro, são justamente os ipês as árvores que rodeiam a praça Carlos Chagas, espaço público de convivência onde se situa o Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia de Minas.

 

Pluralidade de agraciados

 

Para o presidente Tadeu Leite, a entrega da Ordem do Mérito Legislativo cumpre o papel histórico de reconhecer a dedicação daqueles que colocam talentos e esforços a serviço da sociedade e do engrandecimento de Minas Gerais e do Brasil.

Criada em 1982, a medalha é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.

Este ano, foram agraciados 226 personalidades e instituições. Além dos presidentes das outras assembleias completando 190 anos de história, os quais receberam comenda especial, além da Ordem do Mérito, foram ainda homenageados ex-presidentes do Parlamento Mineiro, já agraciados em outras edições, e pessoas, autoridades, instituições e associações de classe por contribuições dadas em áreas diversas, como política, saúde, justiça, educação, comércio, comunicação, inclusão e cultura.

O presidente da ALMG celebrou a lista de agraciados, afirmando que toda missão empenhada por eles é relevante para a sociedade. Ele citou como exemplo a influenciadora digital Pequena Lo, que atua em prol de direitos da pessoa com deficiência. Mencionou também o papel da Asmare e dos institutos Corre pra Ver e Pernas de Aluguel, destacando que ambos estarão unidos ao Parlamento mineiro no próximo domingo, na Corrida da Assembleia. “São exemplos entre tantos outros aqui presentes que geram impactos visíveis e inspiradores”, afirmou.

Segundo ele, cada homenageado se soma a uma galeria de homens e mulheres de coragem e espírito público que ajudam a construir a história de Minas Gerais. Lembrou, ainda, que neste ano celebramos os 35 anos da Constituição Mineira, a Constituição Primavera.

Comentários