esta quinta-feira (04), a Prefeitura de Guarapari deu início ao processo de remoção das estruturas externas dos quiosques da Praia do Morro. A primeira unidade a passar pela intervenção foi o quiosque 14.
Hamer Mourad, presidente da Associação dos Quiosqueiros e permissionário do quiosque avalia como positiva a iniciativa. “Estou feliz porque vejo aqui uma nova possibilidade. Os quiosques estão condenados e toda essa ação é para que coisas melhores cheguem. Agradeço à gestão por ouvir e dar espaço aos quiosqueiros na busca por uma solução positiva e segura para todos”, afirmou.
As estruturas, construídas com materiais metálicos e vidro, foram entregues em 2020, junto à obra de revitalização que envolveu a reforma dos quiosques, construção de novos banheiros, guarda-corpo, ciclovia e calçadão, com investimento de cerca de R$ 8 milhões. No entanto, em menos de dois anos, já em 2021, algumas áreas precisaram de reparos.
Com o passar dos anos, a ação da maresia intensificou o desgste dos materiais, que apresentam ferrugem e corrosão, trazendo riscos tanto para os usuários quanto para os trabalhadores. Em um relatório de vistoria realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no dia 02 de junho de 2025, foi constatado o agravamento das condições das estruturas metálicas dos 26 quiosques da orla, evidenciando risco iminente de queda de materiais e, consequentemente, risco à vida de frequentadores e trabalhadores. Diante desse cenário, em comum acordo com os permissionários e atendendo à determinação do órgão, a Prefeitura decidiu pela retirada gradativa dessas estruturas. “Nosso compromisso é zelar pela segurança da população e dos comerciantes. As estruturas externas apresentavam risco, e, por isso, decidimos agir de forma rápida e responsável. Enquanto trabalhamos no projeto definitivo, garantimos que ninguém deixará de exercer suas atividades”, destacou o prefeito Rodrigo Borges sobre a importância da medida.
Para garantir a continuidade das atividades comerciais, serão instalados toldos padronizados de 82m² em cada unidade. Esses equipamentos terão partes retráteis, que podem ser estendidas até o chão em períodos de chuva ou vento, além de receber tratamento paisagístico para harmonizar com o espaço.
A parte em alvenaria dos quiosques — onde ficam cozinha e depósito — será preservada. Paralelamente, um novo projeto de reestruturação das unidades está sendo desenvolvido, e a administração municipal já busca recursos para viabilizar a obra. “Estamos elaborando um projeto de captação junto ao Ministério do Turismo e Desenvolvimento Regional para a implantação de um novo modelo de quiosques, mais moderno e adequado à realidade da Praia do Morro, bem como, uma Orla turística, receptiva e funcional. A retirada das estruturas externas é uma etapa necessária para garantir a segurança, mas também um passo em direção a um projeto sustentável e duradouro”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos, Otávio Postay.


