Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Alckmin inaugura fotografia de José Alencar na galeria dos vice-presidentes
Presidente da Fiesp, Josué Gomes, e ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participaram do descerramento da foto da galeria, exposta na Vice-Presidência
Publicado em 05/08/2025 14:13
Notícias Gerais

vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, inaugurou, nesta manhã de terça-feira (dia 05/08), a fotografia de José Alencar na galeria dos vice-presidentes da República, exposta na Vice-Presidência, no Anexo II do Palácio do Planalto.

O descerramento da foto foi acompanhado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, filho de Alencar, e pelo ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Alencar atuou como o 23º vice-presidente do Brasil nos dois primeiros mandatos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2003 a 2010.

“É bastante singela, Josué, mas é de coração. Seu pai, José Alencar, é, para todos nós, um exemplo. Primeiro, bem-humorado e sempre um idealista. Menino que vendia produtos na rua e que se tornou um dos grandes industriais. Homem público, senador, vice-presidente. Então, aqui em seu nome deixo a querida lembrança do nosso José Alencar”, afirmou Alckmin ao descerrar a foto.

O presidente da Fiesp agradeceu a homenagem. “Minha mãe ficou muito honrada de ser o senhor quem está descerrando esse retrato. Ela tem um grande respeito e admiração pelo senhor, como o papai também tinha. E, de fato, é uma homenagem singela, de coração, como ele era: um homem simples, mas um homem que de fato falava com o coração. Muito obrigado em nome de toda a família”.

A Galeria dos Vice-Presidentes da República foi inaugurada, pela primeira vez, em setembro de 2024. O espaço exibe retratos de todos os 26 vice-presidentes brasileiros desde Floriano Peixoto, vice-presidente do Marechal Deodoro da Fonseca, até o atual, Geraldo Alckmin. Antes da inauguração, não havia galeria de vice-presidentes da República no Planalto.

Comentários